Cremes para pernas são eficazes no tratamento contra varizes?


  • +A
  • -A

As varizes causam uma série de sensações incômodas, como dor, queimação e cansaço, além de aumentarem o risco de doenças circulatórias. Os pacientes acabam, então, buscando formas de aliviar o desconforto causado por esses sintomas e enxergam nos cremes para pernas uma solução. Mas será que é uma medida ideal?

“Em geral, cremes para pernas não são eficazes no tratamento contra varizes. Não existem cremes que eliminam as veias varicosas que já estão presentes”, alerta o angiologista Jayme Ramos. A principal finalidade desses produtos, no entanto, é proporcionar alívio sintomático a veias varicosas.

Cremes funcionam melhor como adjuvantes de determinados tratamentos


De acordo com o médico, os cremes possuem efeitos restritos, localizados e discretos no que se refere a tratamento ou prevenção. São melhores como forma de aliviar sintomas ou auxiliar outros tratamentos, como cirurgia, laser ou aplicação. “Cremes podem ser usados como adjuvantes ao tratamento de aplicação ou laser com excelentes resultados, dependendo do efeito que se desejar (diminuir manchas, função anestésica etc)”.

Jayme comenta que algumas fórmulas de cremes, quando feitas em manipulação, podem ter o efeito de dar certa resistência a vasos superficiais e, com isso, garantem um tempo maior até que essas veias se transformem em vasos varicosos. “Mas o profissional precisa estar habilitado a lidar com essa formulação para prescrevê-la”, alerta.

Tratamento para varizes devem apostar nos venotônicos


Os melhores medicamentos para o tratamento de varizes são, segundo Jayme, os chamados venotônicos. “Eles agem de forma sistêmica na inflamação que existe na parede do vaso varicoso, tendo a capacidade comprovada de diminuir sintomas das veias varicosas e sintomas de insuficiência venosa. Com isso, reduz-se o aparecimento de varizes”.

Dr. Jayme Ramos é angiologista e cirurgião vascular e atende em seu consultório no Rio de Janeiro. CRM: 52663859

Foto: Shutterstock

TAGS
circulacao
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cremes para pernas são eficazes no tratamento contra varizes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.