Caminhar na areia é um exercício saudável para tratar as varizes?


  • +A
  • -A

As varizes são veias dilatadas, tortas e deformadas e que surgem principalmente nas pernas. A prática regular de exercícios físicos é uma das principais formas de tratar o problema. Segundo o angiologista Ricardo Nobili, ter uma vida ativa ajuda a enrijecer os músculos e, assim, melhorar a circulação, além de diminuir as sensações de dor, peso e cansaço provocadas pela doença.

Caminhadas na areia não curam varizes

 

Durante o verão, muita gente pratica caminhadas na areia como forma de se exercitar. É uma boa ideia que traz benefícios tanto para a mente quanto para o corpo. No entanto, não deve ser a única medida adotada por quem sofre com varizes. Os pacientes devem procurar tratamento médico, já que caminhar na areia não é capaz de curar a doença.

“Caminhar, principalmente na areia, melhora muito a circulação e, de certa forma, previne o aparecimento de varizes, mas as que já existem não vão desaparecer”, explica o profissional. De acordo com o especialista, a panturrilha e a curvatura do pé espremem o sangue para cima, forçando-o a circular.

Exercícios ajudam a melhorar a circulação do sangue

 

Existem ainda outros exercícios físicos que beneficiam a circulação sanguínea: “Quase todos os exercícios ajudam, mas principalmente os aquáticos. A natação, por exemplo, é excelente porque é feita deitada e trabalha a musculatura.” Nobili recomenda, por outro lado, evitar esportes de impacto, como vôlei, basquete e corridas, que devem ser praticados com calçados apropriados para evitar impactos no sistema circulatório.

Além da prática de atividades físicas, o tratamento das varizes envolve ainda outras medidas. Não fumar, se manter no peso ideal, ter uma alimentação com poucas gorduras e evitar permanecer longos períodos parado em pé ou sentado são atitudes primordiais. Para as mulheres, o angiologista recomenda não utilizar pílulas anticoncepcionais, se for possível. E para quem trabalha numa mesma posição, o médico aconselha usar meias elásticas compressivas.

Dr. Ricardo Luiz Guimarães Nobili é angiologista, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e atende em Duque de Caxias (RJ). CRM-RJ: 31788-7

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
circulacao
dor-nas-pernas
varizes

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Caminhar na areia é um exercício saudável para tratar as varizes?"

Josiany

Gostei muito das informações. Vou compartilhar no meu blog . É muito bom e devemos passar o conhecimento, com a fonte referencial, é claro. Agradeço a oportunidade. E parabenizo todos pela informação e site. Abraços fraternos,

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.