Por que o TOC é conhecido como a doença da dúvida?


  • +A
  • -A

O TOC é conhecido como a doença da dúvida pois a dúvida patológica é um dos sintomas mais comuns do transtorno. Trata-se de uma obsessão que gera a compulsão de verificação. Por exemplo, se um paciente com TOC fica na dúvida se trancou a porta de casa antes de sair, ele checa se ela de fato está fechada diversas vezes por medo do risco de esquecê-la aberta.

“A dúvida patológica é o segundo padrão de apresentação mais comum do TOC e pode ser o responsável pelo seu reconhecimento como a doença da dúvida”, explica a psiquiatra Ana Cláudia Ducati. “Esse pensamento repetitivo de dúvida que implica em algum perigo é seguido por um ritual de verificação no qual o indivíduo se envolve em múltiplas checagens”, acrescenta.

Principais tratamentos de TOC


Conforme conta a médica, há cada vez mais evidências de que os fatores biológicos apresentam grande impacto na determinação do TOC. Estudos mostram que existem três opções principais de tratamento: a farmacoterapia, a terapia comportamental e a combinação das duas. A decisão sobre qual terapia usar depende do julgamento e experiência médica, além da aceitação do paciente.

“A farmacoterapia consiste no uso de remédios para restabelecer o equilíbrio de substâncias no cérebro. Já a terapia comportamental, tão efetiva quanto as farmacoterapias, envolve mudar o comportamento do paciente para se reduzir a disfunção e melhorar a qualidade de vida. Ambas são eficazes para uma redução significativa dos sintomas de TOC”.

Outros sintomas de TOC além da dúvida


Além da dúvida patológica, o TOC pode causar outros três tipos principais de sintomas: contaminação, pensamento intrusivo e simetria. “O padrão de contaminação consiste em um ritual de lavagem ou de evitar objetos contaminados, enquanto o pensamento intrusivo baseia-se em ideias repetitivas e indesejadas (obsessões). Já a simetria é caracterizada pela necessidade de simetria ou precisão e pode levar a rituais exaustivos para que um objeto fique em uma posição perfeita”.

Dra Ana Claudia Ducati Dabronzo é psiquiatra geral e da infância e adolescência, formada pela Universidade de São Paulo (USP). CRM: 150.562

Foto: Shutterstock

TAGS
psicologico
toc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que o TOC é conhecido como a doença da dúvida?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.