O que é uma urticária? Quais são as características?


  • +A
  • -A

A urticária é uma reação alérgica comum que se manifesta na pele em forma de lesões avermelhadas, inchadas e pruriginosas que se apresentam em formas e tamanhos variados. São conhecidas também como “vergões”. Tais lesões podem ocorrer no corpo todo e até mesmo se unir, formando grandes áreas acometidas. Em geral, desaparecem completamente dentro de 24 horas.  

Sintomas e causas da urticária


O principal sintoma da urticária é justamente o aparecimento na pele dos já mencionados vergões, junto de suas características (vermelhos, salientes, pequenos e de formato oval). “A coceira também é bem marcante e às vezes os pacientes sentem ardência nos locais atingidos”, aponta a dermatologista Alexandra Bononi.

Segundo a especialista, existem várias causas para o desenvolvimento da urticária. Uso de determinados alimentos e medicamentos; calor; pressão; infecções; pólen; frio; água e outras doenças associadas são alguns exemplos. Portanto, para prevenir e tratar a doença é interessante evitar esses fatores desencadeantes.

Prevenção e tratamento da urticária


“A prevenção consiste em evitar o desencadeante da urticária. Por exemplo: se camarão é o que provoca as crises, pare de consumi-lo. Alimentos como peixes, frutos do mar, embutidos industrializados, como salsicha e presunto, refrigerantes, ovo e chocolate, além daqueles com muitos conservantes e corantes, também podem piorar ou facilitar o aparecimento das lesões.
O estresse é outro fator complicador”.

As crises de urticárias são episódios recorrentes que podem durar de horas a meses. Muitas vezes elas se encerram espontaneamente ou de maneira simples com o tratamento. Contudo, quando a doença não é tratada devidamente pode haver complicações. “Às vezes ocorre um inchaço intenso das pálpebras, lábios e garganta, o que pode dificultar a respiração. Este evento exige cuidado urgente pois pode resultar em morte”.

Dra. Alexandra Bononi é dermatologista formada em medicina pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Botucatu) e atua em São Paulo. CRM-SP: 97012

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é uma urticária? Quais são as características?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.