Além das marcas na pele, existem outros sintomas associados ao molusco contagioso?


  • +A
  • -A

O molusco contagioso é uma espécie de lesão de pele, semelhante a uma verruga, que pode aparecer em qualquer região do corpo. Em geral, são pequenas pápulas brilhosas que criam marcas na pele, mas às vezes podem ser maiores. Elas também podem surgir em forma de linhas, nos locais onde o paciente coçou, principalmente.   

“O molusco contagioso é uma afecção da pele causada por um vírus, muito comum em crianças e transmitida através do contato”, explica a dermatologista Karina Lopes. “Causa o surgimento de ‘bolinhas’ pequenas na pele, que em geral não tem sintomas (não coçam e não doem) e podem surgir em quantidades variáveis”.

Sinas e sintomas do molusco contagiosos e semelhança com verrugas


De acordo com a médica, apesar da infecção quase não causar sintomas, ela pode ser pior em pessoas com dermatite ou com imunidade alterada. “Nesses casos, em especial, pode acontecer irritação e coceira das lesões ou surgimento de lesões mais numerosas do que o habitual”, explica. Inclusive, a manifestação do molusco contagioso é mais comum em indivíduos com imunidade baixa e com dermatite atópica.

Como as lesões de molusco contagioso podem parecer muito com as verrugas, principalmente para leigos, é importante se consultar com um dermatologista para que se estabeleça um diagnóstico correto. “O profissional qualificado está apto a diferenciar facilmente essas duas entidades”, avalia Karina.

Tratando o molusco contagioso


O tratamento mais comum, segundo a especialista, é feito em consultório com dermatologista através de curetagem das lesões. Há também outras possibilidades, como o uso do nitrogênio líquido ou de soluções prescritas para casa. “Mesmo sendo possível a cura espontânea ocorrer em alguns pacientes, o tratamento deve sempre ser feito em virtude do risco de transmissão e da impossibilidade de prever a duração da infecção”, completa.

Dra. Karina Lopes é médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduada em dermatologia pela  Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 157665

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Além das marcas na pele, existem outros sintomas associados ao molusco contagioso?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.