Quais são os tipos de dermatite que existem?


  • +A
  • -A

A dermatite é uma reação alérgica/inflamatória que acomete a pele, gerando sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e pequenas bolhas, que podem se manifestar em diversas áreas do corpo. As causas da dermatite são as mais variadas e a doença pode ser classificada em vários tipos.

As principais dermatites são as seguintes: atópica, de contato, seborreica, numular, esfoliativa generalizada, crônica de mãos e pés e de estase”, lista a dermatologista Ana Cláudia Kohn. Dentre todas essas, além das demais que existem e não foram citadas, há diferenças de intensidade, ou seja, algumas são mais graves do que outras.

 

Cuidados simples e rotineiros podem amenizar sintomas da dermatite

 

Fatores genéticos, emocionais e agentes externos como frio ou oleosidade da pele são alguns dos motivadores para o aparecimento da dermatite. Como normalmente cada causa se relaciona com um tipo da doença, os tratamentos acabam sendo específicos. Mesmo assim, há alguns cuidados gerais que podem ser utilizados sempre que a pele estiver irritada.

Independente do tipo de dermatite, é válido lançar mão de alguns procedimentos simples e rotineiros, mas que podem ser bastante eficazes. Se, por exemplo, a irritação for na pele do rosto, não se deve utilizar algodão para não piorar a sensação. Tomar banho com a água em temperatura morna e secar a pele sempre com movimentos leves, sem esfregar/forçar, são outras dicas importantes para minimizar o desconforto.

 

Tratamento de dermatite varia bastante em função dos diferentes tipos e causas da doença

 

O tratamento para dermatite costuma variar bastante de acordo com o quadro, já que a doença tem muitas variações. “De acordo com a sintomatologia, pode-se ter quadros agudos/crônicos e localizados/disseminados. Conforme a gravidade e a extensão do quadro, o tratamento realizado poderá ser com medicações tópicas, orais ou intravenosas”, conclui a dermatologista.   

 

Dra. Ana Cláudia Kohn é dermatologista, se formou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua em São Paulo. CRM-SP: 147862

 

Foto: Shutterstock

TAGS
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os tipos de dermatite que existem?"

Ivanise

Depois que fiz um laser CO2 ,depois de uns 4 meses me saíram algumas alergias, e até hj sofro com elas, usei cortisona vários meses, fui diminuindo e agora parei e veio com força total, até uns caroços apareceram em baixo do queixo e na região da orelha, no pescoço, estou muito preocupada, desesperada, a dermatologista não quer me passar um Antibiótico, e está ficando cada dia pior, vi um Antibiótico que chama azitromicina, e até comprei, será que devo tomar? E como tomo ele? É 3 ou 5 dias? E repito a dose depois de quantos dias??? POR FAVOR, ESTOU DESESPERADA!!!

Cuidados Pela Vida

Olá Ivanise, qualquer medicação somente pode ser indicada após avaliação de um profissional médico. Orientamos a realizar uma consulta com um outro médico dermatologista de sua confiança, que após estabelecer o diagnóstico da causa dos sintomas, poderá indicar o tratamento específico para o seu caso. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.