Quais são os principais sintomas do molusco contagioso?


  • +A
  • -A

O molusco contagioso é uma infecção viral cujo agente causador é parente do vírus da varíola. O problema é transmitido principalmente pelo contato com a pele de pessoas infectadas, mas também com objetos contaminados. A infecção, apesar de ser muito comum em crianças, é considerada uma doença sexualmente transmissível porque o vírus pode ser transmitido por meio de relações sexuais desprotegidas.

 

Molusco contagioso causa lesões e coceira na pele

 


O principal sintoma do molusco contagioso é a presença de lesões na pele. “São pequenas pápulas translúcidas da cor da pele ou avermelhadas, com a região central mais deprimida, lembrando um umbigo, e material branco em seu interior”, explica a dermatologista Gabriela Itimura. Em geral, não há outros sintomas associados, mas pode haver coceira.

As lesões causadas pelo vírus podem aparecer em qualquer região do corpo, mas, nas crianças, a infecção ataca frequentemente o tronco, as axilas e as regiões de dobras nos braços e nas pernas. Aliás, os pequenos são considerados um dos grupos de risco. “As crianças, principalmente na faixa etária dos cinco a dez anos, são mais suscetíveis a doença pois o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento”, afirma Gabriela. Nesses casos, o contágio costuma acontecer em locais frequentados por outras crianças, como parques, praias e piscinas públicas.

 

Falta de tratamento pode facilitar a propagação do vírus

 


Os sintomas costumam desaparecer sozinhos, mas a dermatologista acredita que os pacientes devem realizar o tratamento. “Apesar de ser autolimitada e benigna, com duração de meses, opta-se pelo tratamento, porque a infecção é contagiosa e pode espalhar para outras regiões do corpo e formar cicatrizes”, recomenda a profissional.

O tratamento deve ser prioridade também para pessoas com distúrbios no sistema imunológico, também consideradas como um grupo de risco. Nesses casos, por não encontrar uma linha de defesa eficiente, o vírus do molusco contagioso pode se espalhar com mais rapidez, além de propiciar o surgimento de infecções secundárias.

 

 

Dra. Gabriela Itimura é formada pela Universidade Estadual de Londrina e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-PR 30730 – www.gabrielaitimura.com.br

 

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os principais sintomas do molusco contagioso?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.