Preciso fazer a barba e estou com herpes. Como proceder? Dermatologista aponta o caminho!


  • +A
  • -A

Uma feridinha no canto da boca, composta por pequenas bolhinhas, coceira e vermelhidão. Essas são algumas das características do herpes labial. Essa é uma doença muito comum, causada pelo vírus herpes simples e a transmissão ocorre, na maioria dos casos, a partir de pessoas que não sabem que estão infectadas ou não apresentam sintomas.

Após o primeiro contato, o vírus permanece adormecido e a doença pode ser reativada em situações de queda de imunidade, como estresse, febre, exercício físico intenso, sol ou frio em excesso, período menstrual, entre outras.

Evite o barbear durante casos de herpes, se possível

Muitos homens podem ficar com medo de fazer a barba nesse período, já que a lâmina de barbear no local pode romper as bolhas e piorar o quadro das lesões, com infecções por bactérias. “O ideal é evitar a manipulação na área que apresente feridas. O paciente deve evitar barbear a região até a resolução do quadro, que leva por volta de 7 dias”, explica a dermatologista Lilia Guadanhim. Se for imprescindível o barbear, dê preferência às máquinas que não raspem os pelos por completo, apenas aparando, ou barbeie ao redor da ferida, evitando o máximo de contato com a área.

Tratamento pode ser feito com antivirais e cremes específicos

Para ajudar no processo de cicatrização do herpes, pomadas antivirais podem ajudar a aliviar os sintomas e cremes com dexpantenol têm ação cicatrizante e também podem ser úteis durante o período de crise. “Se os casos forem detectados antes de apresentarem lesões ou sintomas intensos, podem ser tratados com medicações antivirais orais para reduzir os sintomas”, indica Lilia. Pacientes com episódios frequentes de herpes podem tratar com lisina, um aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade contra o vírus do herpes.

Dra. Lilia Guadanhim é dermatologista médica da Unidade de Cosmiatria da Escola Paulista de Medicina/Unifesp e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – CRM 133850/RQE 38658

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Preciso fazer a barba e estou com herpes. Como proceder? Dermatologista aponta o caminho!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.