Por que o estresse pode desencadear um quadro de dermatite?


  • +A
  • -A

Um quadro de dermatite pode ser causado ou piorado pelo estresse, especialmente na variação seborreica da condição. De modo geral, toda dermatite gera sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e formação de bolhas na pele, mas cada tipo da doença apresenta características próprias.

“A dermatite seborreica é um quadro crônico, com influência genética, ambiental (estresse, alterações de temperatura) e com participação conhecida do fungo Malassezia sp”, explica a dermatologista Daniela Costa. “Em quem tem predisposição, o estresse pode sim ser um desencadeante para início do quadro, principalmente na idade adulta”.

 

O estresse é um dos fatores de complicação da doença

 


A médica aponta o estresse como grande complicador de quadros de dermatite seborreica já iniciados, o que é algo preocupante para quem tem a doença e leva uma vida conturbada. “O quadro é crônico, com períodos de melhora e piora (recidivante). O estresse é conhecido como um dos fatores de piora da dermatite seborreica, assim como as alterações de temperatura”, diz.

Os principais sintomas da dermatite costumam aparecer em regiões como couro cabeludo, sobrancelhas, canto do nariz, atrás das orelhas e barba. Axilas, peito e virilha são menos comuns, mas também acometidos. “Não é necessário ter lesões em todas as regiões para ser considerado como dermatite seborreica; o quadro pode ser localizado”, completa Daniela.

 

Tratamento com uso de remédio tópicos

 

É fundamental o diagnóstico correto para que o tratamento das crises e do período entre as crises seja bem feito. Também é importante que o paciente esteja ciente de que a dermatite é uma condição crônica, mas que pode ser adequadamente controlada com o uso de medicamentos tópicos. “O cuidado deve ser contínuo, com uso de shampoos, cremes de corticóide e antifúngicos, além de imunomoduladores”, completa Daniela.

 

Dra. Daniela Costa é médica dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). CRM-SP: 156459

Foto: Shutterstock

TAGS
dermatite
estresse
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Por que o estresse pode desencadear um quadro de dermatite?"

Marilda

A minha irma ta com o corpo todo com bolhas vermelhidão na pele coceira e forma bolhinha q coça nao sabe mais o q fazer porfavor tem algum tratamento q nao seja corticoide algo p evitar coceira pois piora ela ta desesperada..bgdo

Cuidados Pela Vida

Olá Marilda, orientamos sua irmã a procurar por um médico dermatologista e relatar os sintomas apresentados, assim o médico poderá solicitar exames, estabelecer um diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Nancy

Adoro as matérias da Dra Daniela,são ótimos 👏👏😉

Ana Silva

Texto muito claro e preciso. Sou fã da Dra Daniela. Sempre foi muito dedicada a tudo q faz.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.