O que é dermatite? Quais são suas principais características?


  • +A
  • -A

A dermatite é uma doença inflamatória de pele, que pode ser causada por diversos motivos, aparecer em qualquer parte do corpo e em todas as idades. Seus principais sintomas são vermelhidão, coceira e bolhas na pele. O tratamento é feito à base de remédios e cremes prescritos por um dermatologista.

 

Dermatite possui vários tipos e pode até mesmo estar ligada à alimentação

 

“Trata-se de um quadro inflamatório cutâneo de curso agudo ou crônico e etiologia variada. A dermatite pode causar vermelhidão (eritema), prurido (coceira), vesículas, ardor, queimação, bolhas e crostas”, explica a dermatologista Ana Cláudia Kohn. Existem diversos tipos de dermatites, cada um ligado a causas, sintomas e tratamentos específicos, tais como dermatite de contato,  atópica, seborreica etc.

A dermatite pode se iniciar até mesmo através da comida, no caso das pessoas que tem alergia a determinados alimentos. Neste caso, é importante consultar não apenas o dermatologista, mas também um alergista para averiguar a raiz do problema, o que significa descobrir quais alimentos estão ativando os sintomas incômodos da dermatite.

 

Sintomas da dermatite podem fazer com que ela seja confundida com outras doenças

 

Por apresentar sintomas bastante comuns, essa doença acaba sendo muitas vezes confundida com outras complicações dermatológicas. “As dermatites podem fazer diagnóstico diferencial com outras doenças como micoses, pitiríase rósea, líquen simples crônico e psoríase”, informa a médica.

Ana Cláudia chama atenção para a importância de ficar atento aos sintomas, a fim de melhorar a eficácia do tratamento. “A sintomatologia é muito importante, pois nos ajuda a fazer o diagnóstico diferencial e medir a gravidade do quadro, visando iniciar o tratamento correto o mais cedo possível”, diz a dermatologista.

 

Dra. Ana Cláudia Kohn é dermatologista, se formou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua em São Paulo. CRM-SP: 147862

 

Foto: Shutterstock

TAGS
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é dermatite? Quais são suas principais características?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.