A micose é contagiosa? Como é a transmissão de uma pessoa para outra?


  • +A
  • -A

A micose superficial da pele é um tipo de doença causada pela presença de fungos na pele, unhas ou cabelos, que pode ocasionar sintomas como coceira, descamação e vermelhidão. Existe a possibilidade de transmissão para outras pessoas, então a doença é contagiosa. No entanto, na maioria dos casos, a proliferação dos fungos é contida pelo próprio sistema imunológico.  

“A micose é mais comum no verão devido ao calor e suor que favorecem a multiplicação dos fungos. A transmissão de pessoa para pessoa é feita de forma indireta, por meio do contato com o fungo no mesmo ambiente de convivência, e também de fatores precipitantes de cada indivíduo”, explica a dermatologista Ana Caroline Barreto.  

 

Atuação dos fungos para a micose e  manifestações da doença

 


Os fungos estão presentes por toda a parte, podendo ser encontrados no solo, nos animais e até mesmo na pele humana. A queratina, proteína encontrada na pele, cabelos e unhas, é alimento para estes fungos. Quando eles encontram condições favoráveis para o seu crescimento (calor, umidade ou baixa da imunidade), se reproduzem a causam a infecção.

No couro cabeludo, a micose pode se manifestar como placas de descamação, com queda de cabelo, inclusive. Quando as unhas são acometidas pela doença, ficam esbranquiçadas ou amareladas, grossas e se quebram facilmente. Entre os dedos, costumam causar dor e fissuras. Manifestam-se bastante nas áreas de dobras, como axilas, virilha e entre os dedos dos pés e das mãos.

 

Tratamento da micose

 


Se não tratada adequadamente, a micose se inicia de forma localizada, podendo espalhar-se para outras áreas da pele, o que dificulta o tratamento. Sendo assim, pode haver necessidade de tratamento oral mais prolongado. “Em geral, o tratamento depende do tipo da micose e, por isso, deve-se sempre consultar um dermatologista. Podem ser usadas medicações locais sob a forma de creme, loções ou até mesmo medicações via oral, dependendo da intensidade da infecção”, completa Ana Caroline.

 

Dra. Ana Caroline Barreto é dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 155934

 

Foto: Shutterstock

TAGS
micose
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A micose é contagiosa? Como é a transmissão de uma pessoa para outra?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.