É possível ter mais de um tipo de dermatite ao mesmo tempo?


  • +A
  • -A

A dermatite é uma doença inflamatória da pele que ocasiona vermelhidão, descamação, coceira e até formação de pequenas bolhas de água. Existem vários tipos de dermatite, cada um originado por causas diferentes. O que talvez pouca gente saiba é que existe a possibilidade de ter mais de um tipo de dermatite ao mesmo tempo.

Dermatites atópica e de contato são os tipos da doença que mais aparecem juntos


“O paciente que apresenta um tipo de dermatite pode desenvolver outras, uma vez que a barreira cutânea está fragilizada. Por exemplo, o paciente que apresenta dermatite atópica tem maior predisposição de desenvolver dermatite de contato”, explica a dermatologista Ana Caroline Barreto.

Inclusive, esses dois tipos de dermatite são os que mais comumente se manifestam juntos. Estas dermatites estão relacionadas entre si devido à pele seca que o paciente apresenta de base e que pode piorar com a mudança climática ou até mesmo estresse. “O tratamento adequado pode evitar que as dermatites ocorram concomitantemente. Por isso, consulte seu dermatologista”, recomenda Ana.

Ter mais de uma dermatite não necessariamente representa perigo


A presença de dois tipos de dermatite atuando simultaneamente leva a crer, pelo menos em um primeiro momento, que tal fenômeno possa significar que a imunidade do indivíduo está baixa. No entanto, isso não é necessariamente verdade, de acordo com a dermatologista Denise Polizel.

“O desenvolvimento de dermatites variadas ao mesmo tempo significa que a barreira cutânea está mais vulnerável e precisa ser restabelecida com cuidados adequados com o banho e o uso de emolientes diariamente, além do tratamento específico voltado para cada tipo de dermatite. É importante que seu médico dermatologista identifique quais fatores estão contribuindo para o surgimento das dermatites”, avalia a médica.

Dra. Ana Caroline Barreto é dermatologista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM: 155934

Dra. Denise Polizel Mendes é médica dermatologista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM: 150.145

Foto: Shutterstock

TAGS
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível ter mais de um tipo de dermatite ao mesmo tempo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.