Conheça os benefícios da lisina na repressão do herpes


  • +A
  • -A

Para quem sofre com o herpes sabe que o estilo de vida e, principalmente, a nutrição têm relação direta com a incidência dos surtos. Manter uma vida equilibrada, sem excesso de álcool, com o sono em dia e se alimentando bem são fatores que podem ajudar a manter as erupções do herpes bem longe. Quanto à nutrição correta, o consumo do aminoácido lisina é eficaz no tratamento e prevenção deste problema. Você conhece?

Entendedo o vírus herpes

“Herpes é um vírus facilmente transmitido. Acredita-se que mais de 80% da população mundial seja portadora, porém, apenas algumas pessoas desenvolvem a doença”, destaca a dermatologista Ericka Aguiar. A infecção caracteriza-se pelo surgimento de pequenas bolhas ao redor dos lábios e/ou dos genitais, mas que também podem aparecer em outras partes do corpo. O vírus pode ficar latente na pele sem provocar as lesões se houver um bom funcionamento do sistema imunológico do paciente.

Como a lisina age contra o herpes?

Talvez você não saiba, mas a lisina é um aminoácido que pode ser facilmente encontrado em alimentos de consumo diário e que ajuda a combater o vírus.  “Quando ingerida, a lisina faz uma inibição competitiva na absorção da arginina, que é outro aminoácido utilizado pelo vírus para formação de seu capsídeo (sua estrutura)”, explica Dra. Ericka. Ou seja, no que diz respeito às questões nutricionais, é importante consumir lisina e evitar arginina, a fim de combater o herpes.

A lisina é um aminoácido presente em diversos alimentos do dia a dia do brasileiro. “Podemos encontrá-la no leite e derivados, carnes, soja, feijão, ovos e lentilha”, indica a médica. Além da alimentação, o aminoácido também pode ser suplementado na dieta, a lisina natural, geralmente encontrada em forma de comprimidos ou cápsulas. Lembrando sempre que somente seu médico pode indicar a melhor forma de tratamento, pois cada caso deve ser avaliado individualmente.

Quais outras medidas podem ser tomadas?

Se o paciente tiver surtos de herpes muito frequentes, é bom reavaliar alguns hábitos e sua alimentação no dia a dia, já que isso pode estar diretamente relacionado com o problema. “Há situações de queda de imunidade ocasionadas por diversos fatores, como doenças associadas, estresse, exposição excessiva ao sol e má alimentação”, finaliza a Ericka.

 

Dra. Ericka Aguiar é dermatologista do Centro Multidisciplinar Fluminense. CRM 52.80766-4

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Conheça os benefícios da lisina na repressão do herpes"

Bete

Adorei a explicação mas gostaria de saber quais os produtos que contém arginina ou se tem alum lugar para que eu possa pesquisá-lo.

fernando

bete,é importante saber que a arginina desintoxica o organismo, melhorar as defesas do organismo, bloqueia o crescimento de tumores, e combater a fadiga física e mental ; além de outras funções . Os alimentos ricos em arginina são alimentos ricos em proteinas como o iogurte , pão integral, castanha , feijão , milho, etc.

Mariluce

Há dois anos, faço uso da Lisina de 500mg manipulada, e durante esse tempo não tive mais herpes labial.

Luana

MariluceVc procurou dermatologista e ele passou a lisina manipuladan

pedro

Isto mesmo também faço uso da lisina manipulada há um ano 1000mg por dia e durante este tempo tive somente uma erupção rápida de herpes genital….

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.