Herpes ocular: conheça os sintomas dessa manifestação da doença que atinge os olhos


  • +A
  • -A

Além do herpes labial, o vírus herpes simples também causa uma outra infecção, o herpes ocular. A doença é transmitida pelo contato direto com a saliva ou secreções produzidas nas lesões de pessoas infectadas. O herpes ocular é mais comum do que parece e deve ser levado com seriedade, porque se não tratado, pode causar a perda da visão, em casos graves.

Perda da visão

Com exceção da dor causada pelo vírus e de uma possível diminuição visual, os sintomas da doença se assemelham bastante aos de uma conjuntivite, como explica o oftalmologista Ivan Maluf: “É um quadro de muita dor e extrema sensibilidade à luz. Já a conjuntivite não tem dor, geralmente é bilateral, enquanto o herpes atinge apenas um dos olhos.”

Quando afeta a córnea, o problema passa a ser conhecido como ceratite herpética. Nos casos graves, o quadro pode evoluir e, se não for tratado, pode provocar a perda progressiva da visão. Isso é possível devido a inflamações continuadas e a formação de úlceras e cicatrizes na região. Portanto, todo cuidado com o herpes ocular é pouco.

A doença não tem cura e pode voltar

No primeiro contato com o vírus, a infecção pode não apresentar muitos sintomas ou até mesmo não ter qualquer sintoma. A doença não tem cura e pode voltar a se manifestar diante de febre, exposição excessiva ao sol, situações estressantes e baixa imunidade. “Os pacientes que têm herpes ocular não estão livres de serem acometidos de novas infecções, embora os retornos não sejam tão frequentes”, afirma Maluf.

O tratamento varia de acordo com a gravidade das lesões. Os especialistas costumam receitar medicamentos antivirais, pomadas e colírios que impedem o avanço do herpes. É importante procurar um oftalmologista rapidamente para que o diagnóstico seja rápido e para diminuir a sensação de dor e desconforto no paciente.

Dr. Ivan Maluf é oftalmologista e atende em Curitiba (PR). CRM-PR: 7659

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Herpes ocular: conheça os sintomas dessa manifestação da doença que atinge os olhos"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.