A dermatite não tratada pode se espalhar pelo corpo?


  • +A
  • -A

A dermatite é uma reação alérgica de causas variadas que se manifesta de maneiras diferentes (há vários tipos) e em diversos lugares do corpo, com sinais e sintomas como coceira, vermelhidão e descamação, que causam muito incômodo.

Conforme explica a dermatologista Gabriella Albuquerque, a dermatite pode se disseminar para regiões distantes do local de irritação. “Isso ocorre porque os mediadores inflamatórios liberados durante o processo não permanecem em um único lugar, eles se dispersam pelo organismo inteiro”.

Causas da dermatite de contato


O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam. Para evitar isso, basta adotar métodos que controlam a doença com o alívio de seus sintomas de forma fácil”, afirma a dermatologista.

Dentre as principais causas da dermatite de contato, destacam-se os sabonetes, detergentes, perfumes, cosméticos, níquel (um metal encontrado em bijuterias, relógios, e zíperes, entre outros), desodorantes, castanha de caju e até mesmo plantas. Antibióticos, anti-histamínicos ou antissépticos aplicados na pele também podem provocar este tipo de dermatite.

Tratamentos indicados contra as dermatites


O primeiro passo do tratamento de uma dermatite é retirar o fator desencadeador de perto do convívio do paciente. O uso de corticoides pode ser útil para reduzir os quadros agudos. “Medidas de reparação da pele, como uso de cremes hidratantes ou ingestão adequada de líquidos, são muito úteis. Recentemente, o uso de probióticos tem sido incentivado para adequar a flora intestinal e reduzir os desequilíbrios imunológicos que desencadeiam as dermatites”, completa Gabriella.

Dra. Gabriella Albuquerque é dermatologista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 71503-4 –http://gabriellaalbuquerque.com.br/

Foto: Shutterstock

TAGS
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "A dermatite não tratada pode se espalhar pelo corpo?"

Michele rodrigues

Estou com uma coceira na barriga toda!!da umas bolinhas pqnininhas e fica vermelha as bolinhas,e coça muito eh horrivel!!usei sabonete p sarda mais nao adiantou continua coçando muito!!!agora estou tomando banho com protex e começei hj a usar permaganato sera que resolve??sera que eh dermatite de contato!!!

Cuidados Pela Vida

Olá Michele, pode ser uma dermatite, mas só através de exames médicos será possível te dizer com precisão.

Abraços

Michele Lima

Ola O Meu filho Esta Com Dermatite Da Chupeta Descobrir Hoje Mais O Rostinho Dele Da Várias Bolinhas Estouram Viram Feridas E Até Sagram Estava desesperada Mais Ainda Tenho Medo Pois Se Volta Não Sei Mais Oq Fazer Já é o 3 Tratamento

Cuidados Pela Vida

Olá Michele, se a chupeta é a causadora da dermatite o ideal é suspender o uso. Orientamos a realizar uma consulta com um médico dermatologista de sua confiança, que poderá indicar o tratamento específico para o tratamento das lesões existentes. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.