Metabolismo: por que é mais difícil emagrecer à medida que envelhecemos?


  • +A
  • -A

Uma coisa que sabemos e sentimos na pele, com o passar dos anos, é a dificuldade de eliminar aqueles quilinhos a mais. Quanto mais idade temos, emagrecer se torna uma missão complicada. Isso acontece devido ao metabolismo, vamos entender isso de um jeito melhor?

Emagrecer é mais difícil após os 20 anos

Na fase adulta, o metabolismo desacelera e, com isso, a queima de calorias no organismo diminui. Isso acontece porque nossa taxa metabólica basal, ou seja, a energia que precisamos para manter o corpo em funcionamento, reduz com o passar dos anos. Este gasto calórico constitui em torno de 2/3 das necessidades de um adulto. “A redução do metabolismo basal é devido ao aumento do ganho de gordura e a perda de massa muscular que ocorre à medida que envelhecemos”, explica a nutricionista Loraine Ferraz.

Isso justifica o fato de que mesmo se seguirmos com os mesmos hábitos alimentares, porém não eliminando tantas calorias como antes, seja possível observarmos o ganho de peso. “Fica muito mais facilitado. Porque naturalmente iremos acumular mais gordura, principalmente no caso das mulheres”, conta a profissional.

A desaceleração do metabolismo tem origem depois dos 20 anos de idade, no entanto os efeitos começam a ser sentidos após a terceira década de vida.

A melhor forma de perder peso

Para não deixar que os quilinhos a mais insistam em aparecer toda vez que você sobe na balança com o avançar da idade, não há outra maneira que não seja aliar uma dieta equilibrada com a prática de atividades físicas: “É necessário investir nas atividades e ter cuidado redobrado com a alimentação. É importante trabalhar para aumentar a massa muscular, o que inclui uma alimentação especialmente desenvolvida para tal objetivo e musculação, por exemplo”, indica a Dra. Loraine.

Dra. Loraine Ferraz é nutricionista, graduada pela Unirio, mestre em Clínica Médica pela UFRJ, membro coesa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) e atende no Rio de Janeiro. CRN: 01005752 – loraineferraz.com.br

TAGS
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Metabolismo: por que é mais difícil emagrecer à medida que envelhecemos?"

Marcius Nogueira

Explicaçoes perfeitas

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.