Obeso fitness: É possível estar acima do peso, mas com saúde?


  • +A
  • -A

 

Apesar da obesidade ser um fator de risco para a saúde, existem pessoas acima do peso que, mesmo assim, apresentam níveis metabólicos dentro dos limites. Cria-se, então, a ideia de que é possível ser obeso e saudável ao mesmo tempo. Isso é possível?

Obesidade facilita o desenvolvimento de doenças

 
Uma pesquisa realizada na Universidade de Birmingham, Inglaterra, coletou dados de diversos pacientes entre 1995 e 2015. Os resultados mostram que, mesmo em pacientes que não apresentam alterações metabólicas, os obesos apresentam riscos maiores de desenvolverem diversos problemas de saúde, quando comparados a indivíduos dentro do peso normal. “Pessoas acima do peso considerado saudável correm risco de desenvolverem problemas de saúde, tais como diabetes, doenças coronárias, colesterol alto e pressão alta, mesmo estando com os níveis metabólicos normais em exames”, afirma a nutricionista Daniella Chein.

A especialista explica que isso é muito normal e acontece com frequência nesses pacientes. Apesar dos exames não apontarem nenhuma anormalidade, o IMC (índice de massa corporal) ou as dobras cutâneas aparecem fora da normalidade, o que sugere que hábitos saudáveis devem ser adotados.

 

Hábitos saudáveis são a melhor solução para obesidade e seus riscos

 
De acordo com a nutricionista, o que determina se uma pessoa terá ou não alguma doença do metabolismo é o seu estilo de vida. Portanto, deve-se manter uma alimentação saudável, praticar atividade física, evitar fumar e beber em excesso. “Claro que algumas doenças vêm acopladas no código genético, mas as do metabolismo dependem bastante da vida que se leva”, explica Daniella.

Para se adequar a esses hábitos saudáveis, é preciso, primeiro, querer mudar. Depois desse primeiro passo para a transformação é interessante procurar ajuda profissional para adotar os tipos corretos de alimentação e exercícios, levando em conta os limites e características de cada um. “É fundamental levar tudo a sério, com muito esforço e dedicação, pois só assim será possível alcançar seus objetivos plenamente”, completa.
Daniella Chein é nutricionista, formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro. CRN-RJ: 2003100646

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
dieta
emagrecer
obesidade
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Obeso fitness: É possível estar acima do peso, mas com saúde?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.