A obesidade na infância é um fator de risco para a hipertensão na vida adulta?


  • +A
  • -A

Os cuidados com a saúde devem começar ainda na infância, afinal, o melhor tratamento é a prevenção. Algumas doenças diagnosticadas em adultos são consequência ou foram propiciadas pela falta de atenção com problemas e desequilíbrios durante a infância e a adolescência.

Obesidade pode levar à hipertensão

A obesidade é um deles. Nas crianças, ela aumenta consideravelmente as chances de desenvolvimento da pressão alta: “A obesidade na infância é fator de risco para hipertensão na vida adulta e também é o principal fator para surgimento de hipertensão na infância e adolescência”, explica a cardiologista Caroline Nagano.

Segundo a cardiologista, na maior parte dos casos em crianças, a hipertensão é secundária, ou seja, surge por causa de um problema já existente no corpo, como hipotireoidismo ou doenças renais. No entanto, o número de diagnósticos de hipertensão primária está cada vez maior, principalmente quando associada ao sobrepeso e à obesidade.

Eliminando o problema

A melhor forma de impedir o aumento da pressão arterial ainda na infância é combater a obesidade. “O tratamento da obesidade na criança e no adolescente é baseado principalmente na mudança de hábitos, na adoção de uma alimentação saudável e no aumento da atividade física”, afirma Caroline.

Entre as recomendações citadas pela cardiologista estão exercícios aeróbicos moderados, ingerir frutas, vegetais e grãos e evitar o consumo excessivo de sal, açúcares, refrigerantes e gordura saturada. “É importante envolver toda a família da criança: pais, professores e profissionais da saúde e implementar as mudanças adaptando-as às características individuais e familiares”, conclui.

 

Dra. Caroline Nagano é cardiologista, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 145246

TAGS
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A obesidade na infância é um fator de risco para a hipertensão na vida adulta?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.