Quais esportes são indicados para sedentários que querem ter uma vida saudável?


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Abandonar o sedentarismo é uma das atitudes mais importantes para quem deseja ter uma vida mais saudável. Os exercícios físicos ajudam a prevenir e tratar uma série de doenças, como a osteoporose. No caso dos pacientes com hipertensão, as atividades reduzem o estresse e a ansiedade e relaxam os vasos sanguíneos, contribuindo para uma diminuição e o controle dos valores da pressão arterial.

Quem deseja iniciar a prática de atividades pode começar pela caminhada


Segundo o médico do exercício e do esporte João Felipe Franca, os sedentários devem iniciar a prática de
exercícios regulares e viáveis dentro da rotina diária ou semanal. O ideal é começar com três dias por semana, aumentando gradativamente o tempo de duração e a intensidade, respeitando a tolerância física de cada organismo. O objetivo é chegar a 150 minutos por semana, em pelo menos três séries semanais.

“Esta atividade física pode ser uma caminhada, uma pedalada, natação ou hidroginástica, que são exercícios de baixa intensidade”, aponta o especialista. O profissional diz ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que pessoas acima dos 35 anos de idade devem realizar também exercícios de fortalecimento muscular e flexibilidade, pelo menos duas vezes por semana.

Idosos devem realizar atividades para a postura e o equilíbrio corporais


A OMS aconselha ainda que pessoas acima dos 60 anos pratiquem exercícios que visem melhorar a postura e o equilíbrio do corpo para diminuir o risco de quedas. “
Crianças, por outro lado, devem ser estimuladas a se movimentar diariamente, pelo menos 60 minutos, nas mais variadas modalidades de atividades físicas, sejam exercícios específicos, esportes coletivos e individuais ou atividades físicas em geral”, afirma o médico.

Os benefícios da mudança de hábitos podem ser percebidos já na primeira série, mas o efeito dura até 48 horas e deve ser renovado. “Costumo fazer uma analogia: a cada sessão de exercício, é como se estivéssemos colocando um tijolinho na construção de uma casa. Se está praticando regularmente, em uma semana a casa terá uma parede, em um mês terá quatro paredes e, em dois meses, terá teto, janelas e quintal”, diz Dr. João Felipe. No entanto, ao interromper a rotina de exercícios, a casa começa a desmoronar.

Dr. João Felipe Franca é médico do exercício e do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e atua na Clinimex, no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5276659-3

Foto: Shutterstock

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