Entenda como a obesidade pode favorecer o desenvolvimento da artrose


  • +A
  • -A

A obesidade é uma das maiores preocupações modernas e não é só pelos quilos a mais em si, mas pelas doenças que podem surgir com eles. A artrose é uma delas e pode ser causada ou agravada pelo excesso de peso, causando dores fortes e dificultando os movimentos. Confira qual é a relação exata entre esses dois problemas e descubra qual a melhor forma de cuidar dos ossos.

Obesidade é um dos fatores que causam a artrose precocemente

Os ossos do corpo contam com uma proteção chamada cartilagem e é quando ela se desgasta que acontece a artrose. Esse processo pode acontecer por muitos motivos, inclusive o excesso de peso. “A artrose não tem um único fator causador. Ela pode aparecer por uma predisposição genética ou por uma ação mecânica e é nessa segunda parte que entra a obesidade, com um excesso de peso contínuo sobre os ossos”, explica o ortopedista Miguel Akkari. As áreas mais atingidas na artrose relacionada à obesidade costumam ser quadril, joelho, tornozelo e pé – membros inferiores responsáveis por sustentar o peso do corpo.

O especialista diz que esse problema costuma aparecer com mais frequência em pessoa maduras, já que o desgaste das cartilagens acontece como tempo. A obesidade, no entanto tem o poder de adiantar esse problema, que só costumaria aparecer depois dos 40 anos de idade. “A artrose pode surgir com 25, 30 ou 40 anos. Não há idade certa, mas a obesidade certamente adianta essa data”, conta.

Tratamento para a artrose varia de acordo com a gravidade do caso

Para os obesos que desenvolvem artrose, o ortopedista diz que a primeira medida é tentar equilibrar a balança. “Diminuir o peso reduz o avanço da artrose”, diz Miguel Akkari. Além disso, o médico ainda aponta duas formas de amenizar o problema: “Nós administramos medicamentos que postergam o desgaste das articulações e, em casos mais graves, fazemos uma intervenção cirúrgica”.

Fique atento para saber quem realmente está em risco

Para evitar preocupações desnecessárias, é importante saber como está o próprio corpo. O limite do que é ou não obesidade costuma ser confuso, mas Miguel Akkari diz que o peso só chega a ameaçar uma artrose quando o estágio já é o mórbido. “Uma pessoa que está 15, 20 quilos acima do peso não chega a ter complicações ósseas por isso”, diz o médico.

Miguel Akkari é ortopedista e membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. CRM: 73801

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entenda como a obesidade pode favorecer o desenvolvimento da artrose"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.