Preciso dormir e não consigo: o que fazer para tentar pegar no sono?


  • +A
  • -A

Grande parte das pessoas sabe que manter uma boa alimentação e praticar atividades físicas são atitudes importantes para a saúde do corpo. Entretanto, muitos se esquecem que a qualidade do sono também exerce forte influência no bem-estar físico e mental, ajudando a recuperar as energias e diminuir o estresse e a ansiedade. Mas, e quando você não consegue dormir? O que é possível fazer para tentar pegar no sono?

Luz e barulho atrapalham a dormir


Uma das dicas mais importantes para conseguir dormir com mais facilidade é estabelecer horários mais ou menos fixos para deitar. “Quando os horários de dormir e acordar variam muito de uma noite para a outra, o ritmo biológico fica desajustado, com alteração da secreção de alguns hormônios, mudanças no humor e no sistema imunológico“, explica a psiquiatra e médica do sono Camilla Pinna.

Criar um ambiente confortável para dormir também é fundamental. Quartos muito iluminados, barulhentos e com temperaturas extremas atrapalham qualquer pessoa a dormir e podem até mesmo interromper o sono durante a madrugada. Por isso, não deixe a televisão ligada, feche cortinas e portas por onde a luz possa entrar e não fique mexendo no celular ou computador perto da hora de dormir.

Ouvir música na hora de dormir pode ajudar a pegar no sono


Ouvir música calma em volume baixo pode ser uma boa ideia para pegar no sono. “Ouvir música calma, chamada música sedativa, diminui a adrenalina e libera ocitocina, nos deixando mais relaxados e esvaziando a mente de pensamentos intrusivos, melhorando a qualidade do sono”, diz  Franco Martins, especialista em Medicina do Sono Franco Martins. Além disso, é importante cuidar da alimentação, evitando consumir produtos com
cafeína e fazer refeições pesadas à noite.

É preciso também investigar, com o auxílio de um especialista, se o paciente tem problemas de saúde que repercutem na qualidade do sono. “Dores, doenças respiratórias, endocrinológicas, depressão e ansiedade, assim como distúrbios relacionados especificamente ao sono, como a insônia e a apneia do sono, podem interferir na qualidade ou na duração do sono”, afirma a médica.

Dr. Franco Chies Martins é médico do sono formado pela Universidade de São Paulo (USP) e pneumologista formado pela Universidade de Campinas. CRM-SP: 138476

Dra. Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Medicina do Sono e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8

Foto: Shutterstock

TAGS
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Preciso dormir e não consigo: o que fazer para tentar pegar no sono?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.