Por que ficamos com sono depois do almoço? Saiba o motivo!


  • +A
  • -A

Quem nunca sentiu sono depois do almoço? Segundo o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura, essa leve preguiça e a vontade de fechar os olhos e cochilar que o corpo sente são normais e têm uma explicação científica, mas que não está ligada à alimentação.

O sono depois do almoço não é causado pela refeição


“O relógio biológico do ser humano apresenta picos de sonolência. Existe uma pressão do sono entre as 13 e as 16 horas, um pouco menor do que quando escurece”, afirma o profissional. O sono aumenta no início da tarde como uma reação do organismo à queda das reservas de energia que ocorre naturalmente no início da tarde.

De acordo com Yonekura, uma soneca depois do almoço pode ajudar a recuperar a disposição e aumentar a produtividade dos trabalhadores: “Pesquisadores americanos estudaram durante anos os benefícios da soneca e descobriram que, principalmente para os homens, esse cochilo diminui o estresse e até o risco de problemas cardíacos”.

Cochilar 15 minutos depois do almoço melhora a memória


A sesta, como o cochilo depois do almoço é chamado na Espanha, traz ainda outros benefícios à saúde: a soneca pode melhorar o raciocínio, a concentração, a memória, a atividade motora e a coordenação. Mas, como nem todos podem dormir depois do almoço, o neurologista indica uma simples caminhada, subir escadas do trabalho ou um exercício leve de poucos minutos para ajudar a evitar a sonolência.

Entretanto, para que os benefícios sejam preservados, a soneca deve durar apenas 15 minutos. Pessoas que sofrem de insônia e apneia do sono devem procurar auxílio médico e ser cuidadosos com o cochilo à tarde, especialmente para não exceder o tempo recomendado, porque podem apresentar ainda mais dificuldades para dormir durante a noite.

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Foto: Shutterstock

TAGS
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que ficamos com sono depois do almoço? Saiba o motivo!"

wilson

Boa noite eu sinto muito sono depois de almoçar e dou minha dormida de mais ou menos 2 horas.e normal ou não.

Cuidados Pela Vida

Olá Wilson, de acordo com Dr. Shigueo Yonekura “para que os benefícios sejam preservados, a soneca deve durar apenas 15 minutos. Pessoas que sofrem de insônia e apneia do sono devem procurar auxílio médico e ser cuidadosos com o cochilo à tarde, especialmente para não exceder o tempo recomendado, porque podem apresentar ainda mais dificuldades para dormir durante a noite.”, sendo assim recomendamos que você procure um especialista em sono, um neurologista ou um psiquiatra, pois somente o profissional poderá avaliar seu histórico e fornecer um diagnóstico correto. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.