Lutando contra a insônia? Veja como complementar tratamento com remédios!


  • +A
  • -A

A insônia é um transtorno que capaz de te atrapalhar a dormir, além de te acordar uma ou várias vezes no meio da noite. Se você tem insônia e procurou um médico para tratá-la, talvez tenha iniciado o uso de medicações, como os hipnóticos e os ansiolíticos, os dois tipos mais comuns. Mas, existem algumas medidas que você pode tomar para complementar o tratamento e torná-lo ainda mais eficaz.

Café e refrigerante antes de dormir podem causar insônia


“Em alguns casos,
mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater o problema, como ir para a cama no mesmo horário todas as noites e levantar sempre na mesma hora pela manhã”, afirma o neurologista e especialista em Medicina do Sono Shigueo Yonekura. O médico aconselha ainda a evitar beber álcool e não exagerar no café e nos refrigerantes antes de dormir.

“Outra orientação é não levar problemas para a cama e fazer atividades relaxantes antes de dormir, já que a insônia costuma afetar pessoas em estado de estresse e ansiedade”, recomenda o profissional. Exercícios físicos, por exemplo, são capazes de agravar a insônia se praticados sem certos cuidados: eles podem ser aliados do sono, desde que você se exercite com moderação e até três horas de dormir.

Quartos frios ou quentes atrapalham o sono


Em casa, você deve prestar atenção às condições do quarto. É muito frio ou muito quente? Tem muito barulho ou muita luz? Ambiente desconfortável, temperaturas extremas, iluminação e ruídos excessivos atrapalham o sono. A regra também vale para o uso do computador, do celular ou da televisão, aparelhos que você deve desligar bem antes de se deitar.

“A idade avançada e o sexo feminino também estão associados ao aumento do risco de insônia, que também pode ter causas orgânicas, como dores no corpo, problemas cardiopulmonares, doenças neurológicas e reumáticas“, alerta Yonekura. Por isso, nada de abandonar outro tratamento médico antes de se consultar com um profissional e sempre tire qualquer dúvida sobre as medidas prescritas para combater a insônia.

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Foto: Shutterstock

TAGS
insonia
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Lutando contra a insônia? Veja como complementar tratamento com remédios!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.