Um energético pode fazer mal para a saúde do sono? Quais são os riscos?


  • +A
  • -A

Quem tem insônia sabe da importância de um sono de boa qualidade para a saúde do corpo. Dormir bem repõe as energias, melhora o humor, reduz o estresse e a ansiedade e ajuda a raciocinar melhor. Entretanto, o consumo de café e de bebidas energéticas pode se tornar um grande obstáculo para uma boa noite de descanso.

Energéticos causam insônia


“Os energéticos funcionam como estimulantes e podem deixar a pessoa mais agitada e ativa. Além disso, como possuem grande quantidade de cafeína, açúcar e outros ingredientes, podem causar sérios efeitos colaterais, como irritabilidade, aceleração ou irregularidade dos batimentos cardíacos e insônia”, alerta o neurologista Shigueo Yonekura.

O especialista afirma que as bebidas energéticas também podem ser responsáveis por outros problemas de saúde, principalmente para crianças e pessoas com risco de diabetes, por causa da grande quantidade de açúcar presente na composição. O consumo pode levar a um pico nas taxas de glicose e provocar uma exaustão maior do que a sentida antes de beber o produto, mesmo para quem não é diabético.

Consumo de energéticos deve ser feito com moderação


Segundo Yonekura, o uso inadequado pode agitar extremamente o consumidor, contribuindo para o desenvolvimento de uma ansiedade crônica. No entanto, o profissional não acredita que a ingestão das bebidas energéticas deva ser eliminada, mas sim feita com moderação e respeito ao organismo de cada pessoa.

A mesma regra vale para o café. “É preciso evitar o consumo em excesso porque pode provocar ansiedade, taquicardia, zumbidos e aumentar o estado de vigília, comprometendo o sono”, explica o médico. A bebida aumenta o número de despertares à noite e deve ser evitada algumas horas antes de dormir. Para quem sofre de insônia, é recomendável evitá-la no fim da tarde e no período da noite.

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Foto: Shutterstock

TAGS
insonia
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Um energético pode fazer mal para a saúde do sono? Quais são os riscos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.