Dormir pouco afeta a memória e pode atrapalhar estudos e trabalho


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Ter uma boa noite de sono não é apenas relaxante. Trata-se de um hábito fundamental para toda a saúde do corpo. E isso envolve a qualidade do sono, mas também a quantidade de horas dormidas por noite, que varia para cada pessoa. A média esperada para a população é de sete a oito horas, mas há quem necessita de somente cinco, enquanto outros indivíduos precisam de nove a dez horas de sono por noite.

Poucas horas de sono podem causar acidentes de trabalho


É importante conhecer e respeitar as necessidades do próprio organismo para que a falta de sono não cause prejuízos à saúde. “Dormir pouco pode levar ao cansaço, à indisposição e afetar a capacidade de manter a atenção. A pessoa fica mais lenta para raciocinar, com maior dificuldade de se concentrar e, consequentemente, de memorizar”, afirma a neurologista Jerusa Smid.

De acordo com o também neurologista Shigueo Yonekura, a síntese de proteínas realizada durante o sono é a responsável por eliminar o cansaço acumulado ao longo do dia. Sem a restauração da energia, o corpo continua cansado e desmotivado, reduzindo o desempenho no trabalho e nos estudos e aumentando as chances de acidentes. Além disso, sem a fase dos sonhos, o corpo não consegue gravar o que aprendeu no decorrer do dia.

Dormir pouco favorece a pressão alta


Caso a privação do sono seja crônica, é preciso procurar um médico, já que há consequências ainda piores, tanto físicas quanto mentais: dores de cabeça, dores no corpo, mudanças na pressão arterial, no nível de glicose e alterações do humor, como fácil irritação, estresse, ansiedade e até tristeza. “Dificuldade para dormir ou uma qualidade ruim do sono, com múltiplos despertares e sensação de cansaço ao acordar, podem ser sintomas de algum problema de saúde e merecem atenção médica”, alerta Jerusa.

No entanto, existem hábitos que qualquer pessoa pode adotar para dormir melhor. Reduzir a luz e os ruídos do quarto e evitar utilizar celular, computador e assistir à televisão perto da hora de dormir são medidas que ajudam. Também é desaconselhado exagerar no café e nos refrigerantes, consumir bebidas alcoólicas e fazer refeições muito pesadas à noite. Vá para a cama somente na hora de dormir e mantenha horários regulares para dormir e acordar.

Dra. Jerusa Smid é neurologista formada pela USP e secretária do Departamento de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Academia Brasileira de Neurologia. CRM-SP: 100713

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Foto: Shutterstock

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2 comentários para "Dormir pouco afeta a memória e pode atrapalhar estudos e trabalho"

Amarildo

Excelente matéria sobre o sono. Gostaria de saber se há algum tipo de avaliação pra se saber quantas horas de sono necessárias pra cada indivíduo.

Cuidados Pela Vida

Olá Amarildo, existem institutos que realizam exames para determinar a qualidade do seu sono e tratar qualquer tipo de distúrbio que possa existir. Abraços

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