Dormir ouvindo música pode prejudicar a qualidade do sono?


  • +A
  • -A

A música é uma parte importante na vida de muitas pessoas. Algumas delas estão sempre com fones de ouvido no caminho do trabalho, do local de estudo ou durante a prática de atividades físicas. Já outras têm dificuldade de dormir se não ouvirem seu artista preferido ou uma música calma.

Ouvir músicas calmas na hora de dormir ajuda a melhorar a memória


Será que esse hábito realmente ajuda a pegar no sono ou será que pode prejudicar a qualidade do sono? “Escutar música pode ajudar a embalar o sono, porém devem ser evitadas músicas muito agitadas. É melhor ouvir algo mais calmo, que ajude a relaxar”, afirma o especialista em sono Shigueo Yonekura.

Além de ajudar a dormir, pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, descobriram que ouvir música na hora de dormir traz benefícios também para a memória. Testes realizados com 11 pessoas demonstraram que o aprendizado e a memória podem ser melhorados com estímulos musicais.

Músicas animadas podem atrapalhar o sono


Canções de ritmos mais acelerados, por outro lado, podem ter o efeito oposto: deixar a pessoa ainda mais agitada e prejudicar o sono. Uma noite mal dormida tem consequências que estendem ao longo do dia. “A privação do sono causa prejuízos na capacidade de atenção, de concentração e de memorização, além de gerar consequências para a produtividade profissional”, explica a especialista Camilla Pinna.

A psiquiatra diz ainda que a falta de sono é um desestabilizador do humor e, em casos mais graves, pode até precipitar quadros depressivos. Portanto, é importante garantir uma boa qualidade do sono. Reduzir o consumo de cafeína, praticar exercícios físicos regularmente e estabelecer horários para dormir e acordar em um ambiente confortável, com poucos ruídos e pouca luz são atitudes que ajudam a dormir bem.

Dr. Shigueo Yonekura é especialista em Medicina do Sono pelo Hospital das Clínicas da USP e é neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba. CRM-SP: 44519

Dra. Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Medicina do Sono e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8

Foto: Shutterstock

TAGS
psicologico
sono

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Dormir ouvindo música pode prejudicar a qualidade do sono?"

Dora Andrade

Há alguns dias, comecei a usar essa prática. Ligo o rádio em uma estação que só trocam músicas suaves… Estou amando, dormindo mais rápido. Sinto falta, se não ligo.A música já fazia parte do meu dia inteiro, agora, então, são 24 horas… Recomendo! 🎵❤

Cuidados Pela Vida

Olá Dora, por isso o acesso a informações sobre saúde é tão importante, assim os pacientes podem ter maiores cuidados. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.