AchèAchè
    search
    Título

    H. pylori: como reduzir as chances de infecção por essa bactéria?

    Uncategorized

    Por

    O H. pylori é uma bactéria com a capacidade de se fixar à parede do estômago e sobreviver nessa área tão ácida do corpo humano. Nos pacientes em que esse micro-organismo provoca uma infecção, surgem úlceras, vômitos e fezes com a presença de sangue. Há ainda o risco de câncer de estômago. Veja como é possível reduzir as chances de desenvolver uma infecção causada por essa bactéria. 

    Saiba como ocorre a transmissão do H. pylori


    “Mais de 50% da população mundial está infectada pelo
    H. pylori. A maioria não apresenta sintomas ou complicações. Normalmente, a bactéria é contraída já nos primeiros anos de vida, persistindo indefinidamente, a menos que seja tratada”, afirma a gastroenterologista Amanda Medeiros. 
    Segundo a especialista, a bactéria é transmitido pela saliva, pela água ou por alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas. “A infecção é mais comum em pessoas com condições socioeconômicas desfavoráveis, já que a falta de saneamento básico e condições de higiene pessoal e de alimentos está ligada à sua transmissão”, completa a médica. 

    Boa higiene é fundamental para evitar infecção 


    Para prevenir a
    infecção causada pelo H. pylori, é muito importante adotar alguns cuidados com a higiene pessoal, como lavar as mãos antes de comer e após ir ao banheiro e não compartilhar talheres e copos com outras pessoas. 
    Outra medida importante para diminuir os riscos de ter a infecção do H. pylori é prestar atenção à higienização dos alimentos. É necessário lavar as mãos antes de preparar a comida, proteger os ingredientes do contato com insetos, além de lavar verduras, frutas e legumes que serão comidos crus com cloro.


    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes