Verão 40ºC: O calor excessivo pode agravar um quadro de hipertensão?


  • +A
  • -A

As altas temperaturas do verão atraem multidões para fora de casa rumo a praias e piscinas, mas também podem representar perigo, principalmente naqueles que sofrem de alguma doença, mesmo quando tratadas. Quem tem hipertensão arterial, por exemplo, precisa estar atento também a este período específico do ano, pois o calor costuma atuar negativamente.

Calor do verão promove grande perda de líquido corporal


O aumento dos termômetros não chega a agravar propriamente um quadro de hipertensão, mas mesmo assim pode ser ruim para quem possui pressão alta. Isso porque ocorre uma perda muito grande de líquido pelo corpo, além de sais minerais. O calor excessivo pode fazer com que um adulto evapore mais que dois litros de sua reserva de água em 24 horas
. Portanto, é obrigatório uma reposição adequada.

Para que a maior perda de líquido comum do verão não venha a complicar ainda mais a vida de quem tem pressão alta, a cardiologista Caroline Nagano recomenda “ingerir líquidos de uma forma geral, e não somente água, com frequência.” Além disso, ela aconselha que os pacientes se mantenham em ambientes ventilados, evitando também ficar muito tempo em pé.

Pressão baixa também  preocupa no verão


O calor faz com que os vasos sanguíneos se comportem de maneira oposta ao que ocorre no organismo de hipertensos: a pressão arterial diminui ao invés de aumentar, o que se deve a um processo de vasodilatação. Resumindo, quando as temperaturas sobem, os indivíduos ficam mais propensos à pressão baixa. Logo, a hipotensão também é uma preocupação relevante do verão.

Se por acaso uma pessoa que faz tratamento para hipertensão sentir sintomas de pressão baixa por conta de altas temperaturas e isso gerar confusão e dúvida, o ideal é que ela converse individualmente com o médico que a acompanha para que ele possa aconselhá-la a proceder da melhor maneira possível. Afinal de contas, cada caso é um caso e, conforme a própria Dra. Caroline, “cada pessoa tem uma ‘intensidade’ distinta de hipertensão.”

Dra. Caroline Nagano é cardiologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 145246

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Verão 40ºC: O calor excessivo pode agravar um quadro de hipertensão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.