Veja sintomas da hipertensão que se manifestam quando a doença está avançada


  • +A
  • -A

Agendar consultas com um médico é de extrema importância para a prevenção de doenças, como a hipertensão. A pressão arterial deve ser monitorada com frequência, já que a doença não costuma apresentar sintomas e o problema pode gerar consequências para diversos órgãos e regiões do corpo.

O surgimento de sintomas

O paciente pode apresentar sintomas em situações que provocam picos de pressão: “Nesses casos, em que há o que chamamos de crise hipertensiva, o prognóstico é mais grave, devendo-se procurar atendimento médico o mais rápido possível”, explica a cardiologista Bruna Baptistini. A médica cita cefaleia intensa, dor na nuca e no peito, tontura, convulsões, escurecimento visual e falta de ar como os sintomas mais comuns.

Outra situação que provoca o surgimento de sintomas é a falta controle sobre a pressão arterial. Quando não tratado adequadamente, o quadro de hipertensão pode evoluir e, como consequência, é possível o  surgimento de complicações nos rins, olhos, coração e cérebro, os chamados órgãos-alvo. Apesar do aparecimento dos sintomas, o quadro de hipertensão pode ser reversível em alguns casos específicos.

Os problemas nos órgãos-alvo

“Hipertrofia do ventrículo esquerdo, acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, insuficiência renal e comprometimento ocular são algumas doenças que podem ocorrer futuramente caso não haja o diagnóstico e o tratamento da hipertensão”, afirma Bruna.

O tratamento do problema deve abordar tanto o uso de medicamentos anti-hipertensivos quanto mudanças de hábitos para uma vida mais saudável. É importante praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação balanceada, permanecer no peso ideal, além de evitar o consumo de tabaco e álcool.

Dra. Bruna Cristina Baptistini é cardiologista, formada pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e atua em São Paulo. CRM-SP: 145229

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Veja sintomas da hipertensão que se manifestam quando a doença está avançada"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.