Como deve ser a rotina de exercícios de um paciente com hipertensão?


  • +A
  • -A

A prática regular de exercícios físicos tem um papel muito importante tanto para a prevenção quanto para o tratamento da hipertensão arterial. Segundo o cardiologista Marcelo Bichels Leitão, diversos estudos e análises comprovaram que pessoas fisicamente ativas têm menos chances de ter pressão alta.

Exercícios físicos podem diminuir os valores da pressão arterial


“Uma revisão publicada em 2010 mostrou que pessoas que se envolveram com caminhadas de 35 minutos ao dia obtiveram uma redução média entre 5,2 e 11,0mmHg na pressão arterial sistólica e entre 3,8 e 7,7mmHg na pressão arterial diastólica”, informa o médico. Mas as reduções de pressão obtidas variam de acordo com as características individuais de cada paciente e com o tipo de programa de exercícios desenvolvido.

Para estabelecer uma rotina de atividades físicas, o profissional acredita que o primeiro fator que deve ser levado em consideração é a preferência de cada paciente. “Os efeitos benéficos dos exercícios são mais evidentes quando a pessoa se envolve de maneira mais frequente, intensa e duradoura”, diz o profissional, que acrescenta que é fácil perceber quando o paciente não tem afinidade com a modalidade indicada.

Exercícios de alta intensidade aumentam risco de complicações


De acordo com Dr. Leitão, há um risco maior de complicações em portadores de uma doença coronariana silenciosa que fazem exercícios de alta intensidade. A recomendação é que pacientes procurem um médico para avaliar suas limitações e condições físicas. Além disso, também é necessário se consultar regularmente para adaptar o tratamento às mudanças corporais e ao nível da pressão arterial.

Para evitar qualquer risco, o ideal é praticar exercícios de intensidade leve ou moderada, de acordo com o gosto do paciente e, de preferência, diariamente. Até mesmo atividades que envolvem o uso da força, como a musculação, que durante muitos anos eram contraindicadas, podem ser praticadas e geram benefícios à saúde do hipertenso.

Dr. Marcelo Bichels Leitão é cardiologista e especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e atua em Curitiba (PR). CRM-PR: 12255

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como deve ser a rotina de exercícios de um paciente com hipertensão?"

larissa

Quais exercícios físicos são melhor recomendados?

Cuidados Pela Vida

Olá Larissa, a prática de atividades físicas é fundamental na rotina de qualquer pessoa, pois garante diversos benefícios à saúde. Para evitar qualquer risco, o ideal é praticar exercícios de intensidade leve ou moderada, de acordo com o seu gosto e, de preferência, diariamente. Até mesmo atividades que envolvem o uso da força, como a musculação, que durante muitos anos eram contraindicadas, podem ser praticadas e geram benefícios à saúde do hipertenso.
A Senhora pode realizar uma avaliação com um profissional habilitado, afim de identificar o melhor tipo de exercício para o seu caso.
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.