Remédios para hipertensão podem causar surtos de pressão baixa?


  • +A
  • -A

O aumento da pressão arterial, problema conhecido como hipertensão, é uma doença que precisa ser tratada, visto que pode trazer inúmeras consequências para o corpo, como o maior risco de AVCs e ataques cardíacos. O tratamento deve passar pela reeducação alimentar, pela prática de atividades físicas e pelo não consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.

Efeitos colaterais das medicações

Em alguns casos, o médico especialista recomenda também o uso de medicamentos. “Determinadas drogas podem ser prescritas para reduzir a pressão arterial se ela estiver elevada e não puder ser trazida para os níveis adequados com outras medidas de tratamento”, explica o cardiologista Abel Magalhães. O tipo de medicação e a prescrição de um ou mais remédios dependerão do estado de saúde do paciente e de outros fatores.

Segundo Magalhães, boa parte desses medicamentos pode produzir efeitos colaterais, mas muitos são leves e transitórios. Entre as possíveis consequências estão surtos de pressão baixa. Isso ocorre porque, em certos pacientes, os medicamentos atuam mais rapidamente, gerando quedas repentinas na pressão arterial e provocando tonturas. Essa situação deverá se normalizar a partir da segunda dose do medicamento.

O tratamento não pode parar

No entanto, algumas pessoas abandonam o tratamento diante desses efeitos e colocam a saúde em risco. “É importante entender a razão pela qual podem ocorrer efeitos colaterais e de que maneira eles podem ser evitados ou reduzidos a um ponto em que se tornem praticamente imperceptíveis”, afirma o cardiologista.

“Outros tipos de efeitos colaterais causados por determinados medicamentos são tosse, alterações de humor, dor de cabeça, desconforto muscular ou cãibras nas pernas, diminuição do desejo sexual e inchaço das pernas ou dos pés”, afirma Magalhães. O médico ainda ressalta que esses problemas podem ser contornados com ajustes nas doses ou mudanças nos fármacos.

Dr. Abel Magalhães é cardiologista, formado pela UFRJ e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5258558-8 – http://www.abelmagalhaes.com.br/

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

72 comentários para "Remédios para hipertensão podem causar surtos de pressão baixa?"

Sandra

Boa tarde, obrigada por terem , me esclarecido uma grande dúvida, pois ia parar de tomar o remédio para pressão alta, por causa dos sintoma, entre eles porque abaixou para 11×7, mas acredito que irá normalizar, e em breve, estarei curada.grataSandra Oliveira

Cuidados Pela Vida

Olá Sandra, é importante entender a razão pela qual esse efeito colateral está ocorrendo, e de que maneira ele pode ser evitado ou reduzido; por isso é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento. Melhoras.

Euclides

Minha esposa sempre tomou remédios para controlar a pressão agora está em 11 x 07. Suspende a medicação? Eu não tomo remédios( 68 anos) e agora continuamente tenho pressão 15 x 09 ou 14 x 08. Que faço?

Cuidados Pela Vida

Olá Euclides, é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá verificar se há necessidade ou não de interromper o uso do medicamento. Melhoras.

Alessandra Garcia

Me tornei hipertensa a cerca de dois anos, mas desde que passei a tomar o medicamento losartana 50mg de manhã e a noite , a mesma nunca normalizou, hj convivo com o quadro dela extremamente baixa ( 9X6) e fico preocupada de ter que ainda assim tomar o medicamento.

Cuidados Pela Vida

Olá Alessandra, é importante entender a razão pela qual essa baixa na pressão está ocorrendo; por isso é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento. Abraços.

Cassemiro

Ola, em primeiro lugar quero te parabenizar por esse maravilhoso trabalho que vem disinvolvendo ao longo desse tempo. eu ja venho acompanhando seu site e se trabalho algum tempo! e voçe esta de parabéns com o seu site e seus artigos! Sempre que posso eu estou la dando uma conferida e aprendendo mais com seus posts. Quero ver mais artigo sobre esse assunto?http://www.modaebelezas.com.br

boa tarde, estava com pressão alta já troquei de remédio estou tomando remédio da pressão e diurético também, mais quando vou aferir ainda continua alta não sei mais o que faço o que sera?

boa tarde, estava com pressão alta já troquei de remédio estou tomando remédio da pressão e diurético também, mais quando vou aferir ainda continua alta não sei mais o que faço o que sera?

boa tarde, estava com pressão alta já troquei de remédio estou tomando remédio da pressão e diurético também, mais quando vou aferir ainda continua alta não sei mais o que faço o que sera?

Cuidados Pela Vida

São muitos fatores que podem influenciar nessa alteração de pressão. Como está sua alimentação? Você segue uma dieta adequada? Seu estilo de vida tende a ser mais sedentário ou procura atividades físicas? O ideal é que você procure um cardiologista para que ele faça um diagnóstico correto para o seu caso.

Geovane

Boa tarde, tomo remédio para pressão alta,há uns 2 anos, agora tou tendo tonturas por ela tar baixando demais, como fico nervoso na hora de medir ela sobe para 13:8 memso assim não esta alta, e quando fico sem tomar o remédio me sinto melhor, sera que seria o caso de suspender o medicamento ou ir ao meu medico para ele deminuir a dosagem? Obs: tenho 25 anos e agora me alimento bem . Obrigado

Cuidados Pela Vida

Olá Geovane. É perigoso interromper o tratamento sem consentimento do seu médico. Aconselho que você volte ao médico e relate o seu caso para que ele possa ajustar seu tratamento.
Abraços

Eliane

Boa tarde! Eu tomo 02 comprimidos de Zarth H 50/12,5 mg e um de Atenolol 50 mg, minha pressão anda mais baixa, já chegou a 8/6 e 9/5, geralmente está 11/7 ou 10/6, falei pro médico ele disse pra mim ajustar a dose. Como devo fazer isso, ele disse para tomar conforme a pressão. Não me explicou direito. Vou diminuir pra 01 comprimido e meio de Zarth H e 0,5 de Atenolol.

Cuidados Pela Vida

Olá Eliane, você não pode reduzir a dose do medicamento por conta própria. Recomendo que passe por uma nova consulta médica para ajustar seu tratamento.
Abraços

Elizabete Barbosa Nery

Bom dia!eu estou gestante de 6meses,quando vou ao medico minha pressao ta 14×10mais verifico em casa e na farmácia e ta normal,o médico me passou metiodopa,não tem problema se eu tomar sendo q minha pressao só fica alta no consultório?em casa da 10×7e 11×7

Cuidados Pela Vida

Olá Elizabete, você reportou ao médico que sua pressão sobe somente quando você está no hospital? Algumas pessoas apresentam quadro semelhante por se sentirem inseguras em hospitais. Abraços

Josieli

Oi boa tarde, minha mãe e hipertensa só que nesses últimos dias a pressão dela tem subido muito e direto, ontem pela noite medi e tava 16/10 e ela tomou seu medicamento e toda manhã ela toma seus medicamentos, agora fui medir a pressão dela aí estava 10/6 pq será que baixou tanto?

Miriam

Faz 4 meses q passei a ser hipertensa, isso diagnósticada , ( Losartana 50mg) não sabia se já estava antes …sempre tive pressão baixa, passei muito mal e a pressão n baixava 19/14, passei por vários exames, fiquei internada 3 dias p exames.E agora de vez em quando baixa muito….e com a mesma sensação de alta….hj por exemplo 9/5, isso é preocupante?

Cuidados Pela Vida

Miriam, não é comum que a sua pressão varie tanto assim. Você já relatou essa variação brusca ao seu médico?

Priscila

Boa noite estou tomando metildopa de 500 um quando acordo e outro pra dormir. Minha pressão está dez por oito devo tomar o remédio pra dormir

Danielle

Minha pressão só fica entre 9X5 e 10X6 posso continuar tomando losartana e atenolol e hidroclorotiazida ? Não vai baixar pra menos não ??

Emilly

Irá fazer 8 dias que comecei a tomar as devidas medicações : Losartana 50mg Atenolol 50mg Clortalidona 12,5mg e Seakalm 260mg.Até ontem minha pressão esta normal 120×80 porem hoje apos o café da manha os primeiros comprimidos do dia,minha pressão se encontra em 100×80,estou com muita tontura e com duvidas se tomo o remédio ou Nao ? Por que tenho medo da pressão baixar mais ainda ! O que faço ?

Aline

Olá me chamo Aline , tenho 26 anos, não fumo e nem bebo.Entre esses três últimos meses passei muito mal com pressão alta, foi a 17×10, tomei 7 medicamentos e a pressão não baixou logo o médico queria me internar, passei dias com a pressão alta.O médico me passou um remédio por 3 meses Mas parei por conta, hoje estou sofrendo com a pressão muito baixa passo muito mal.Devo voltar a tomar o medicamento ?

Ismar lucena

A pressão da minha Avó está 12×6 e ela toma losartana de manha e a noite e atenolol meio dia, como faço para que a pressão baixa dela melhore pq não pretendo parar com os remédios. Com a pressão baixa é recomendado não dar o Atenolol para ela?

ruth

Bom dia ..estou há 06 meses tomando medicação para hipertensão e de dois dias pra cá, tive pico de 9 x 6 e em menos de uma hora 15 x 10 o que pode ser isso.

Ana Lucia

Eu descobri que tenho trombofilia hipotereoide e pressão alta tenho tentado com um cardio e já to no quarto remédio e de manha ela fica 12 x 8 ou 14 x9 dai tomo o atenolol e a tarde ela baixa muito chega a 7 x 5 8 x 4 não sei mais o que fazer estou em desespero

Marlene

Passei um pouco de tensão.Sempre tive minha pressão normalMas faz três dias que está alta.fui no medico e ela me passou novanlo Ederrepente senti tonturaE fico com medo de dormir e me dar um derrsme

Maria Celia

Estou cuidando de um Se de 92 anos ele é hipertenso, qdo chego meço a pressão sempre 15*10 médico daí 1:30 meço de novo e abaixou muito 10*07 Fico preocupada Será que ele é mesmo hipertenso?

Juliene da Rocha Souza

Olá, tenho 25 anos e desde os 20 tomo Selozok de 50mg, fiz o exame do mapa q deu hipertensão do jaleco branco, fiz eco, Eletro e não deu nada, mesmo assim o cardiologista me receitou Selozok, pelo fato da minha pressão tá sempre alta, 16×10, 15×10, e os batimentos tbm eram sempre alterados, mas agora eu estou mais tranquila em relação a pressão, e estou com medo pois a noite meus batimentos ficam 53, 54 por minuto será que isso é algo para me preocupar? Desde já obrigada.

marinalva

Tudo bem que são muitas perguntas ,mas a que a Danielle lhe fez a mesma que me faço sempre e essa resposta me enteressa.

Eliane Ferreira

Eu sou hipertensa tomo a medicação Losartana potássica 50mg 2 x ao dia, ultimamente tenho sentido muita dor na nuca, tonturas, visão turva e sensação de desmaio. Será que de devo diminuir a dosagem da medicação? Quando vou aferir a pressão esta 10×80, 90×80…

Kermes

Tomo losartana um comprimido pó dia minha pressão chega ate 17/9o e demora a baixar será. Que tomar duas abaixar minha preso?

Joice

Minha pressao começou a subir repetinamente,estava indo ao pronto socorro toda semana,fiz eletro e n deu alteração,apesar das dores no peito.o medico me passou carvil 3 mg,de 12 em 12 hr,porem antes do horário de tomar outro comprimido a pressão sobe,a baixa tem subido muito o q devo fazer?

Vanda Coelho

Tenho pressão alta ,tomo remédio benicar anlo 20/5 ja faz uns três anos o cardiologista me liberou fazer academia mais , estou fazendo exercicios mais ando passando mal minha pressão cai ,vai a 10/7 será que é pelo esforço ?

Cuidados Pela Vida

Olá Danielle, é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá verificar se o mesmo está surtindo o efeito desejado. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Emilly, é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá verificar se há necessidade ou não de interromper o uso do medicamento. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Aline, é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que a atendeu quando você teve os picos de pressão, assim ele poderá verificar se há necessidade ou não de um tratamento específico. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Ismar, devido a recomendação da Anvisa não podemos realizar prescrições. Recomendamos que você realize uma consulta com o cardiologista para ele possa avaliar qual o melhor tratamento. Estimamos melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Ruth, Recomendamos que consulte seu médico e relate o ocorrido, para que ele avalie se é necessário algum reajuste em seu tratamento. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Olá Ana Lucia, é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá verificar se há necessidade ou não uma manutenção do tratamento. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Marlene, essa situação deverá se normalizar a partir da segunda dose do medicamento, caso não perceba melhora é importante retornar com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá verificar se há necessidade ou não de manutenção da dose. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Maria, é importante entender a razão pela qual esse efeito colateral está ocorrendo, e de que maneira ele pode ser evitado ou reduzido; por isso é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento.

Cuidados Pela Vida

Oi Juliene, é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá verificar se há necessidade ou não de interromper o uso do medicamento. Melhoras.

Vilma Olimpio Dos Santos

Sou ipertença tenho 68 anos, ja tomei vários remédios de pressão e não me sinto bem com nenhum, sinto tontura fraqueza cabeça leve parece que meche com meu cisterna nervoso central, ja sinto ate vergonha de falar com o médico, não sei oque fazer. Me de uma posição por favor?

Luana

Sou hipertensa e tomo remédio diariamente. Ontem minha pressão foi para 8×6 e hoje acordei com ela 11×7 estou em dúvida se tomo ou não, porque pode baixar mais, não pode?

Cuidados Pela Vida

Oi Eliane, é importante entender a razão pela qual essa baixa na pressão está ocorrendo; por isso é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Kermes, somente o médico poderá verificar se há necessidade de um ajuste na dose, orientamos que você retorne numa consulta com o médico que prescreveu o medicamento.

Cuidados Pela Vida

Olá Joice, o indicado é que você retorne em consulta com o médico que prescreveu o medicamento para que ele possa verificar a necessidade de manutenção da dose. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Vanda, os exercícios aeróbicos, que aceleram a frequência cardíaca e a respiração, têm um impacto de maior benefício sobre a pressão arterial. No entanto é importante ser acompanhada por um profissional de educação física antes de fazer qualquer tipo de exercício.

Pedro Luiz

se a minha pressão ficar entre 9X5 e 10X6 , tomar o remedio mesmo em dose reduzida ela baixaria mais ainda?

Cuidados Pela Vida

Oi Vilma, não temos como mudar a prescrição do seu médico. O ideal é que você tente conversar com ele, para que verifique o tratamento ideal para o seu caso. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Luana, é importante entender a razão pela qual esse efeito colateral está ocorrendo, e de que maneira ele pode ser evitado ou reduzido; por isso é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Pedro, o ideal é retornar com o médico que prescreveu o medicamento para que ele verifique se há necessidade de reajuste na dose. Abraços.

Rosana

Olá boa tarde.Faz 5 meses que tomo remédio para pressão alta.Mas a minha pressão nunca mais subiu nestes últimos meses e eu não estou tomando o medicamento direito às vezes esqueco de tomar eu tomo captoplil. E minha pressao anda 12×8 entre 11×6 posso parar ou devo procurar o médico. Pra saber se posso parar com a medicacao

Cuidados Pela Vida

Oi Rosana, o ideal é retornar com o médico que prescreveu o medicamento para que ele verifique se há necessidade de reajuste na dose. Abraços.

Rosângela

Tenho 29 anos devido a pressão arterial chegar 3 vezes eh 13/9 e uma única vez 14/9 a medica me passou remédio e com menos de uma semana de acompanhamento referente a PA ela me diagnósticou como hipertensa e passou losatana mais fiquei na dúvida será mesmo que com poucas aferições da pra diagnóstica uma pessoa com hipertensão bom tomei o remédio minha pressão caiu lá em baixo e já não sei o que fazer

Mauricio

Sou hipertenso e já tenho a dosagem certa para controlar, porém ultimamente ele tem subido bem, minha cardiologista só pode atender daqui a uns 15 dias. Posso tomar a mesma dosagem de sempre 2 x ao dia para amenizar até a nova consulta?

Cuidados Pela Vida

Olá Rosângela, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. Retorne com a médica que prescreveu o medicamento e converse com ela a respeito das alterações que vêm ocorrendo com a sua pressão arterial. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Mauricio, não temos como mudar a prescrição do seu médico. O ideal é que você tente antecipar a sua consulta. Melhoras.

Agnaldo Carvalho

Minha pressao e sempre 11/6 e bom ou ruim

Luis de castro

Olá bom dia tenho pressão alta tomei remédio por um tempo me senti mal enparei por conta própria a duas semanas me senti mal pressão estava 16/10 deu dor braço esquerdo e fraqueza nas pernas fui ao medicoe receitou outro medicamento para baixar agora estou 12/08 mas sinto calor repentino o que pode ser

Cuidados Pela Vida

Oi Agnaldo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), os valores indicados para uma pressão arterial ideal em adultos estão em torno de 120x80mmHg e devem ficar abaixo de 130x85mmHg. Os valores da pressão arterial ideal variam de acordo com a idade, a altura do corpo e com o sexo. Realize uma consulta médica, assim após análise do seu caso, será possível verificar os valores adequados da sua pressão arterial. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Oi Luis, não é indicado que você interrompa o tratamento sem autorização do médico. O ideal é que você o retome e faça acompanhamento periódico com o médico que o prescreveu. Abraços.

Rogéria

Minha mãe teve uma AVC a 5 meses e o médico passou cloridrato de diltiazem de 8/8 HS mas a pressão chegava a 12 e ou subia até 16. Aí ele pediu p ela tomar tambem Losartana de 12/12hs ou seja dois remédios de pressão. Normalizou vivia no mínimo 11/7 a 12. Só q ela teve uma infecção urinária e a pressão dela caiu uma noite até 8/7 e ele disse p da a medicação só se tivesse acima até 10/6. Então ela está melhor da infecção mas a pressão fica 12 dou uma medicação e quando tem q tomar a próxima a pressão já está 10/6 ou 9.nesse caso só devo dá um apenas a primeira medicação e quando for dá a outra se estiver abaixo de 10/6 não devo dar a segunda?

Cuidados Pela Vida

Oi Rogéria, não temos como mudar a prescrição do seu médico. O ideal é que sua mãe retorne em consulta com ele para que possa esclarecer quais as doses indicadas para ela. Abraços.

thaisdeof@hotmail.com

Olá bom dia, eh tenho 26anos e estou tomando ATENOLOL para controlar a pressão e na madrugada me senti tonta como se a pressão estivesse baixa,o que devo fazer?A medica me disse que posso está com pressão alta por conta de questões emocionais, hormonais e acima do pesso , o que devo fazer?

Reginaldo Ribeiro

Boa tarde, Doutor!Estou com suspeita de ser hipertenso. Minha pressão de repente subiu e permaneceu em 14 por 10 nos últimos dias. A médica clínica me receitou o diurético INDAPAMIDA de 1,5mg antes de eu fazer os exames para verificar se sou ou não hipertenso. Vou fazer o Holter e Mapa 24h daqui há 4 dias, solicitado pelo Cardiologista que está ciente do uso do medicamento. Gostaria de saber se o uso do medicamento não interfere no resultado dos exames, já que a pressão pode estar normalizada devido ao uso do medicamento?

Cuidados Pela Vida

Oi Thais, realize um acompanhamento com o médico que prescreveu o medicamento, assim ele poderá indicar a conduta adequada para o seu caso. Melhoras.

Cuidados Pela Vida

Oi Reginaldo, os locais onde esses tipos de exames são realizados informam sobre o preparo para o exame. Entre em contato com eles para que possam orientá-lo corretamente. Abraços.

Osvaldo

Eu tomo Atacand de 8 mg para o controle da pressão, sem querer minha esposa tomou por engano 1 comprimido.Que devemos fazer? Pode dar alguma reação?Fico no aguardo, obrigado.

Cuidados Pela Vida

Oi Osvaldo, em caso de ingestão acidental de medicamentos, entre em contato com o Ceatox-SP (Centro de Assistência Toxicológica) do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas através do telefone 0800 0148110.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.