Remédios para hipertensão podem causar surtos de pressão baixa?


  • +A
  • -A

O aumento da pressão arterial, problema conhecido como hipertensão, é uma doença que precisa ser tratada, visto que pode trazer inúmeras consequências para o corpo, como o maior risco de AVCs e ataques cardíacos. O tratamento deve passar pela reeducação alimentar, pela prática de atividades físicas e pelo não consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.

Efeitos colaterais das medicações

Em alguns casos, o médico especialista recomenda também o uso de medicamentos. “Determinadas drogas podem ser prescritas para reduzir a pressão arterial se ela estiver elevada e não puder ser trazida para os níveis adequados com outras medidas de tratamento”, explica o cardiologista Abel Magalhães. O tipo de medicação e a prescrição de um ou mais remédios dependerão do estado de saúde do paciente e de outros fatores.

Segundo Magalhães, boa parte desses medicamentos pode produzir efeitos colaterais, mas muitos são leves e transitórios. Entre as possíveis consequências estão surtos de pressão baixa. Isso ocorre porque, em certos pacientes, os medicamentos atuam mais rapidamente, gerando quedas repentinas na pressão arterial e provocando tonturas. Essa situação deverá se normalizar a partir da segunda dose do medicamento.

O tratamento não pode parar

No entanto, algumas pessoas abandonam o tratamento diante desses efeitos e colocam a saúde em risco. “É importante entender a razão pela qual podem ocorrer efeitos colaterais e de que maneira eles podem ser evitados ou reduzidos a um ponto em que se tornem praticamente imperceptíveis”, afirma o cardiologista.

“Outros tipos de efeitos colaterais causados por determinados medicamentos são tosse, alterações de humor, dor de cabeça, desconforto muscular ou cãibras nas pernas, diminuição do desejo sexual e inchaço das pernas ou dos pés”, afirma Magalhães. O médico ainda ressalta que esses problemas podem ser contornados com ajustes nas doses ou mudanças nos fármacos.

Dr. Abel Magalhães é cardiologista, formado pela UFRJ e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5258558-8 – http://www.abelmagalhaes.com.br/

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Remédios para hipertensão podem causar surtos de pressão baixa?"

Sandra

Boa tarde, obrigada por terem , me esclarecido uma grande dúvida, pois ia parar de tomar o remédio para pressão alta, por causa dos sintoma, entre eles porque abaixou para 11×7, mas acredito que irá normalizar, e em breve, estarei curada.grataSandra Oliveira

Cuidados Pela Vida

Olá Sandra, é importante entender a razão pela qual esse efeito colateral está ocorrendo, e de que maneira ele pode ser evitado ou reduzido; por isso é importante realizar acompanhamento periódico com o médico que prescreveu o medicamento. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.