Quais são os primeiros cuidados após sofrer um infarto?


  • +A
  • -A

O infarto é uma das principais e mais letais consequências das doenças cardiovasculares. O problema é causado pela interrupção prolongada do fluxo sanguíneo de uma ou mais artérias responsáveis por levar sangue ao coração, danificando e até destruindo parte do músculo cardíaco. Queimação e aperto no peito, náuseas e sudorese são alguns dos sintomas do infarto, que requer atendimento imediato.

Hábitos saudáveis ajudam a evitar um segundo infarto

 

De acordo com o cardiologista Francisco Flavio Costa Filho, depois de sobreviver a um infarto, as atenções devem ser voltadas para a reabilitação e para a prevenção de um segundo evento. “É a chamada prevenção secundária, cujas estratégias envolvem o controle da pressão arterial, do diabetes e do colesterol, suspensão do tabagismo, combate ao sedentarismo e redução do estresse”, explica o médico.

Controlar os fatores de risco antes e depois do primeiro infarto são atitudes diferentes em razão da maior probabilidade de um novo infarto, assim como maiores chances do problema ser fatal. “A mortalidade de um segundo infarto é sempre maior que o primeiro porque as deficiências orgânicas de um evento se somam as dos eventos subsequentes”, alerta Filho.

O infarto pode causar insuficiência cardíaca

 

A segunda parte dos cuidados pós-infarto envolvem recuperar ao máximo as funções cardíacas perdidas. Em alguns casos, o sobrevivente passa a conviver com um quadro de insuficiência cardíaca, consequência do infarto. O paciente sentirá cansaço, principalmente ao se deitar, terá inchaço nas pernas e uma tosse mais frequente. Para tratar esse problema, são utilizados medicamentos prescritos por um especialista.

Existem ainda outras medidas que fazem parte da reabilitação, como a prática de atividades físicas monitoradas. “O trabalho de outros profissionais, como fisioterapeutas e educadores físicos, também é importante para melhorar o condicionamento físico e trazer mais qualidade de vida ao paciente”, destaca o cardiologista. Outras recomendações envolvem controlar a ingestão de sal e líquidos.

Dr. Francisco Flavio Costa Filho é cardiologista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 141903

TAGS
cardiovascular
coracao
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os primeiros cuidados após sofrer um infarto?"

Geraldo prazeres de lira Junior

Tive infarto fiz um caterte e angioplastia tem 3meses as vezes sinto dores ugudas no coração e apos tirar o eletro nao acusa normal o médico passa injeção para dor no tórax e informa que é dor de angina e tenho muita dificuldade para deixar de fumar por favor me forneça alguma orientação pois fico tenso obg

Cuidados Pela Vida

Olá Geraldo. Você está seguindo as recomendações médicas? Antes de qualquer coisa é importante você procurar um tratamento para deixar de fumar. Existem diversas terapias que podem te ajudar com isso. Além disso, procure manter uma dieta saudável e procure seu médico para lhe indicar exercícios físicos.
Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.