Quais exercícios são indicados para quem tem hipertensão? Um cardiologista responde algumas dúvidas


  • +A
  • -A

Pessoas com alta pressão arterial devem estar sempre atentas à saúde do corpo e aos sinais de possíveis complicações causadas pela hipertensão. Para não serem pegos desprevenidos, é fundamental fazer exames médicos periódicos e ter uma alimentação balanceada e saudável.

A prática de atividades físicas regularmente é de grande importância no controle da doença, como aponta o cardiologista José Antonio Franchini Ramires. “Na atividade física regular, aquela que é realizada com frequência programada, existem várias alterações metabólicas e hemodinâmicas. Dentre estas, há diminuição da liberação de adrenalina, bem como expansão dos vasos sanguíneos, ajudando a melhorar a pressão arterial”, explica o médico.

Exercícios leves são os ideais

Muitos hipertensos, entretanto, têm dúvidas sobre os tipos e a intensidade dos exercícios seguros para sua condição clínica. Segundo Ramires, essas variáveis dependem do valor da pressão arterial e se ela está sob controle ou não. De maneira geral, ele recomenda a prática de atividades leves. Uma maratona, por exemplo, está fora de cogitação.

No entanto, uma pessoa hipertensa precisa tomar precauções extras. Antes de iniciar os exercícios físicos, ela deve se consultar com um médico para entender a situação de sua saúde. “Esses pacientes precisam ser avaliados pelo teste de esforço, com esteira ou bicicleta, e só após esse tipo de teste, podem ser liberados para o exercício”, afirma o cardiologista.

Respeite os limites do próprio organismo

As atividades devem ser leves no começo, com aumento progressivo da intensidade, respeitando os limites e a resposta do corpo de cada indivíduo. De acordo com Ramires, a elevação da pressão arterial durante o esforço físico pode ser exagerada, culminando em riscos para o coração e para o cérebro.

 

Dr.José Antonio Franchini Ramires é cardiologista, formado pela USP e atua em São Paulo. CRM-SP: 17977

TAGS
atividade-fisica
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais exercícios são indicados para quem tem hipertensão? Um cardiologista responde algumas dúvidas"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.