A pressão arterial ideal varia com relação à idade? Há outros fatores variáveis?


  • +A
  • -A

A pressão arterial é uma das maiores preocupações do campo da saúde no século XXI. Essa apreensão não é à toa: o Ministério da Saúde estima que mais de 24% dos brasileiros adultos sejam hipertensos. E os números tendem a continuar subindo, chamando uma atenção cada vez maior para a necessidade de prevenção e do maior conhecimento sobre a doença.

Os valores mais adequados


De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), os valores indicados para uma pressão arterial ideal em adultos estão em torno de 120x80mmHg e devem ficar abaixo de 130x85mmHg. Atualmente, são considerados hipertensos os pacientes com pressão arterial igual ou superior a 140x90mmHg.

A pressão arterial nas crianças


Em crianças e adolescentes, além da idade, os valores da pressão arterial ideal variam de acordo com a altura do corpo e com o sexo. Os médicos usam uma tabela com números diferentes para meninos e meninas e que levam em consideração também o peso. A partir da análise de cada caso, é possível descobrir os valores adequados da pressão arterial.

A hipertensão pode atingir pessoas de todas as idades, mas segundo a cardiologista Caroline Nagano, ela é mais comum em idosos, especialmente naqueles acima dos 75 anos de idade. “Em adultos entre 18 a 29 anos, o índice de hipertensos é 2,8%, e nos com mais de 75 anos, 55%. O Sudeste é a região com maior prevalência de hipertensão arterial, com 23,3%”, complementa a médica.

Dra. Caroline Nagano é cardiologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 145246

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A pressão arterial ideal varia com relação à idade? Há outros fatores variáveis?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.