A pressão arterial pode variar durante o dia?


  • +A
  • -A

Apesar dos perigos associados à hipertensão serem de conhecimento muita gente, poucas pessoas estão cientes de  que a pressão arterial pode variar em diferentes momentos ao longo do dia. Essa oscilação se dá em função da alternância de condições em que todos se submetem constantemente.

Variação da pressão arterial é considerada normal


“Cada vez que medimos a pressão arterial o valor será diferente. Normalmente ela é mais alta pela manhã e costuma ser mais baixa durante o sono. Também se eleva quando fazemos esforços, quando estamos preocupados ou com dor”, explica o cardiologista Aloísio Marchi da Rocha.


A grande questão que fica é se essa variação seria prejudicial ou não para a saúde. Segundo o médico, ela é considerada padrão. “Esta alternância é normal  e esperada. Por isso, para termos uma medida válida para o diagnóstico de hipertensão arterial, ela deve ser realizada com a pessoa em repouso, sentada, em ambiente tranquilo. Nessas condições a pressão deve estar normal”.

Tratamento para pressão alta é relizado com ajuda de remédios e hábitos saudáveis


O tratamento de hipertensão pode ser realizado com remédios prescritos por médicos e quando a pressão estiver constantemente elevada. “O ajuste da dose e do número de medicamentos será feito pelo especialista de acordo com a resposta de cada paciente”, diz Dr. Aloísio.

Todavia, os medicamentos não são os únicos “ingredientes” do tratamento. “São imprescindíveis modificações nos hábito de vida, como  atividade física regular, manter peso adequado, não fumar, ter dieta saudável, utilizar bebidas alcoólicas com moderação, ter sono adequado, entre outras coisas”.

Dr. Aloísio Marchi da Rocha é Doutor em ciências pela USP e docente de cardiologia da PUC-Campinas. CRM: 79144

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
pressao-alta
sangue

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A pressão arterial pode variar durante o dia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.