O que é mais perigoso: Um pico de pressão alta ou de pressão baixa? Por quê?


  • +A
  • -A

Existem inúmeras causas para a ocorrência de picos de pressão arterial alta ou de pressão baixa e cada uma delas precisa de uma resposta específica quanto a medidas de tratamento. Para explicar melhor, o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho elaborou dois cenários: no primeiro, o paciente hipertenso não apresenta sintomas diante dos picos, mas no segundo, a elevação e a queda são sintomáticas.

Sem sintomas, pico de pressão alta é mais perigoso que o pico de pressão baixa


“Quando a pessoa está completamente assintomática, sem qualquer queixa, e encontra uma medida de pressão elevada, significa que, mesmo sem um risco agudo de uma complicação, seu tratamento não está 100% eficaz”, afirma o médico. Caso o aumento da pressão persista, o tratamento deverá ser revisto. Se não houver auxílio de um profissional, o paciente continuará sob o perigo de ter as complicações da hipertensão, como o AVC, o infarto, a demência e a insuficiência renal.

Por outro lado, se o valor da pressão encontrado for muito baixo e o paciente não está com tontura, moleza, fadiga e outros tipos de desconforto, não há perigo iminente. Caso esses valores se mantenham, é possível até mesmo uma redução dos medicamentos. “Concluo que, no cenário no qual o paciente está sem qualquer sintoma, ter picos de pressão elevada é mais perigoso a longo prazo”, alerta o especialista.

Pico de pressão baixa com sintomas oferece risco de quedas e traumatismo


Já no cenário em que o paciente apresenta sintomas, tanto um pico de pressão alta quanto uma queda importante merecem atenção imediata, já que ambos são perigosos. “Os sintomas da pressão muito elevada costumam ocorrer quando a elevação se dá de forma abrupta. O paciente pode ter fortes dores de cabeça, convulsões, náuseas, vômito e turvação visual”, explica Francisco Flávio. Outros sintomas são falta de ar, tosse e dor no peito, que também podem significar, clinicamente, um infarto ou edema agudo pulmonar.

Quando os sintomas são decorrentes de uma queda na pressão, geralmente, o paciente sente tontura constante ou sempre que muda da posição deitada para a de pé, além de fadiga, sonolência e pele fria. Neste cenário, há um risco iminente de quedas e traumatismos graves, principalmente nos mais idosos. É possível que a queda de pressão seja causada pelos anti-hipertensivos, mas também pode ser a manifestação de outra doença, o que mostra que o paciente deve ser avaliado por um profissional.

Dr. Francisco Flávio Costa Filho é cardiologista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua em São José dos Campos (SP). CRM-SP: 141903

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
infarto
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "O que é mais perigoso: Um pico de pressão alta ou de pressão baixa? Por quê?"

Alberto A. B. da Silva

Dores na nuca e dores de cabeça ou tontura podem ser pressão baixa ou alta.

Pâmella

Boa tarde. Ontem tive uma tontura repentina. Minha tia e minha mãe falaram que foi apenas uma indisposição, sendo que tenho tomado anticoncepcional. Isso pode ser efeito do mesmo? Ou seria melhor eu investigar?

Pamela

Boa noite. Teve um dia que passei muita raiva no meu dia de trabalho, pois quardei pra mim, mais ai no final dia com tanta dor de cabeça minha presao subiu tive que para no hospital de tanta dor, e tontura. E se passando um tempo eu ja no trabalho bem cedo ainda senti do nada tontura, ancia de vomito, e cheguei suar tanto que se pegasse a minha roupa daria pra torce pois medirao a minha pesao e estava 7 por alguma coisa e meus batimentos muito de vaga. Por favor me fale o que pode ser??

Cuidados Pela Vida

Olá Pâmela, quando passamos por picos de estresse o nosso organismo pode reagir de diversas maneiras, como se fosse uma auto-defesa pedindo para “darmos um tempo”. Provavelmente, por esse motivo, sua pressão pode ter ficado baixa.

Ana Margareth Silva Coelho

Sou hipertensa á 24 anos, faço uso de medicação, por um período mas não controla, já passei por vários cardiologistas, cada um vai mudando a medicação, cada um fiz uma coisa, sempre da alteração em meus exames, ex. Bloqueio total de ramo esquerdo,arritmias, e…mas me dizem que é norma, pra mim que sou hipertensa, AÍ EU PERGUNTO, O QUE NÃO É, NORMAL EM UMA PESSOA QUE É HIPERTENSA?

Cuidados Pela Vida

Olá Ana. O tratamento para hipertensão é complicado. Mas fora o uso de medicamentos, você segue alguma outra recomendação?

Elandila silva santos

ja uns 4 dias que sinto uma dor na regiao da testa e dos olhos com uma pressao, nao é tao forte mais incomoda. isso tem a ver com a pressao alta ou baixa??

Sheila

Ola boa noite eu quero sabe ser estar na mesopausa faz a pressão fica alta ??

Iere Maria

Boa noite! Tenho 47 anos e a dois tomo losartana. Ultimamente estou sentindo falta de ar, dor no peito ( um aperto) e dor do lado direito das costa. O que pode ser?

Thais

Boa noite minha pressão e 9por 5 é baixa e cinto frio atoa e tontura devo procurar um cardiologista pra olhar

Cuidados Pela Vida

Olá Elandila, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. Abraços

Cuidados Pela Vida

Oi Sheila, são os sintomas mais comuns da menopausa: os fogachos, aquelas famosas ondas de calor, insônia, depressão, falta de ânimo, baixa libido, irritação e dor de cabeça; pode ocorrer também pele seca, queda de cabelos e vagina seca, mas isso depende muito de cada mulher. Caso esteja observando um aumento na pressão arterial, o ideal é realizar uma consulta para que o médico possa avaliar o seu caso. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Iere, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Cuidados Pela Vida

Olá Thais, o ideal é realizar uma consulta com o especialista para que ele possa avaliar o seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.