Hipertensão: Quanto tempo os remédios demoram para controlar efeitos da doença?


  • +A
  • -A

Como a hipertensão é uma doença que dificilmente provoca sintomas, seguir as recomendações médicas sobre como utilizar os medicamentos e adotar hábitos de vida mais saudáveis são de extrema importância para evitar complicações, como o infarto e o AVC. Respeitar as orientações de um especialista torna o tratamento mais eficaz e ajuda a evitar problemas, já que cada medicamento tem um período para efetivamente controlar os efeitos da doença.

 

Medicamentos para hipertensão começam a fazer efeito em 40 minutos

 


De acordo com a cardiologista Caroline Nagano, o tempo de ação dos medicamentos depende se a administração é feita via oral, a forma mais comum, ou diretamente na veia. “Pela via oral, cada medicação pode ter seu tempo de início e de pico variados, porém levam em torno de 40 minutos, em média, para começar a fazer efeito agudo”, afirma a especialista.

Já para que o medicamento cause um efeito crônico, ou seja, de controle efetivo da pressão arterial, é preciso mais tempo. “Em média, são necessárias quatro semanas para avaliar o efeito da medicação no organismo, tempo necessário para ele fazer as modificações e entrar em equilíbrio”, explica a profissional.

 

Anti-hipertensivos de ação rápida são utilizados para emergências

 


Levando em consideração esse tempo, o médico pode receitar um remédio de ação mais rápida para um paciente cujo quadro é mais grave, quando abaixar a pressão com maior rapidez se faz necessário. No entanto, este tipo de situação não é o mais comum, ocorrendo geralmente em casos de emergência e em setores de terapia intensiva. Caroline diz que a diminuição abrupta da pressão pode provocar até mais prejuízos que o aumento.

A ação dos medicamentos nem sempre é a mesma, variando de acordo com a classe a qual a medicação pertence. “Cada um age em uma via do nosso organismo que está envolvida com o aumento pressórico, como rins, hormônios, sistema nervoso, vasos sanguíneos, já que a hipertensão é uma doença multifatorial”, ressalta a médica. Muitas vezes, é preciso mais de um medicamento para obter o controle da pressão, atuando em diferentes sistemas do corpo.

 

Dra. Caroline Nagano é cardiologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua em São Paulo. CRM-SP: 145246

 

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Hipertensão: Quanto tempo os remédios demoram para controlar efeitos da doença?"

naim hamad 78

bom dia, há 6 anoa minha pressão 14, medico receitou lozartana 25mg, daí foi para 17, voltei ao medico,insistiu na continuação daí parou 22…daí não tomei mais o remedio…derepente precisei medicação, receitaram captopril 25 2x d.usei 36 dias não melhorou muito, 19 um dia 18 outro dia, causou cosseira no anus..parei de tomar,no 3 dias parou a cosseira…cosseira é uma alergia, bula diz no caso de alergia não use o remedio…como fico srs da midicina²agradeco qualquer resposta Naim

Cuidados Pela Vida

Olá Naim. O seu caso é bem atípico. Já pensou em procurar outro médico para ter uma segunda opinião sobre qual o melhor tratamento para o seu caso?
Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.