Você sabia que doces podem ter altas quantidades de sódio?


  • +A
  • -A

Geralmente quando recebemos a recomendação médica ou simplesmente decidimos cortar o sódio da dieta, nos afastamos logo dos alimentos salgados. No entanto, uma surpresa para muitos: alguns doces possuem quantidades consideráveis do mineral, o que pode ser nocivo para a saúde.

O sódio está presente em ingredientes comuns e isso passa de forma despercebida para as pessoas na hora de cozinhar ou comer algum docinho. É bom sempre ficarmos atentos porque o consumo desse mineral em excesso se associa a doenças do sistema cardiovascular como a hipertensão e as insuficiências cardíaca e renal.

Os doces, principalmente os que possuem queijos na receita, como queijadinhas e cheesecakes, carregam uma grande quantidade de sódio. “Na hora da escolha por um doce, opte por um de origem caseira, preparado sem adição de sódio. Se tratando de algum produto industrializado, a leitura do rótulo é fundamental, esta informação constará na embalagem”, recomenda a nutricionista Suely Iglesias.

Além dos doces, é válido se policiar diante de diversos outros produtos: conservantes (nitrito e nitrato de sódio) estão presentes nos pães, bolos e biscoitos; adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica) são comumente utilizados em comidas diet ou light; fermentos (bicarbonato de sódio), que fazem parte da composição de pães e realçadores de sabor (glutamato monossódico), muito adotados pela indústria alimentícia. Evitar beber refrigerantes também é interessante.

Sinais de excesso de sódio

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um adulto pode ingerir, no máximo, 2.400mg de sódio por dia. E para saber se você está passando do limite diário, não é difícil. Alguns sinais do excesso de sódio no organismo podem ser detectados. “É possível ver o inchaço nas pernas, mãos e tornozelos, sentir falta de ar e dores ao andar, a pressão sanguínea pode ficar elevada e ainda sofrer com retenção urinária”, afirma Suely.

Na presença de qualquer um destes sintomas, é necessário procurar um médico para a realização de exames complementares.

Dra. Suely Iglesias é nutricionista, formada pela UFRJ, pós-graduada em Fitoterapia Funcional pela Unifil e atende no Rio de Janeiro e Niterói. CRN 95100018-RJ – http://www.suelyiglesiasnutricionista.com/

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Você sabia que doces podem ter altas quantidades de sódio?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.