Que cuidados com a alimentação ajudam a prevenir a hipertensão?


  • +A
  • -A

A hipertensão é uma doença crônica que tem diversos fatores de risco. Alguns deles não são evitáveis, como é o caso do histórico familiar, e não há muito o que fazer. Porém, a adoção de uma alimentação balanceada pode ajudar a controlar ou evitar outros fatores. Procurar a orientação de um profissional para a prescrição de uma dieta saudável pode salvar vidas e, por isso, é indispensável para quem tem risco de ter pressão alta.

Sal de cozinha em excesso favorece hipertensão


Um dos ingredientes que chamam a atenção da nutricionista Daniella Chein por causa da pressão alta é o sal de cozinha. O sal é composto por sódio, elemento que retém líquidos e provoca um aumento do volume de sangue, pressionando as artérias e aumentando a pressão arterial. Os resultados do consumo exagerado ameaçam a saúde e a qualidade de vida.

No entanto, eliminar o sódio de vez da dieta não deve ser uma opção para ninguém. “Vale lembrar que o sal de cozinha contém sódio, mas não pode e nem deve ser retirado totalmente de nenhuma alimentação, porque sua falta também provoca doenças. A mais conhecida é o bócio”, afirma a profissional. A melhor alternativa é manter o consumo de sódio entre 500mg e 2g.

Reduza os alimentos industrializados na sua alimentação


Esta meta pode parecer quase impossível de cumprir apenas dosando a quantidade de sal na hora de preparar as refeições, mas boa parte do sódio consumido vem de alimentos processados, que devem ser evitados. “Entre os alimentos que devemos evitar, sem dúvida, estão aqueles que são industrializados e embutidos. Os melhores alimentos estão em sua forma natural, como as frutas, verduras, legumes, além das carnes de peixe, frango e de boi magro”, indica Daniella.

Frituras, carnes gordurosas e doces também são alimentos que devem ser deixados de lado em prol de uma pressão arterial controlada. A regra também é válida para as bebidas alcoólicas e energéticas, associadas ao aumento da pressão arterial. Por outro lado, soja, aveia, noz, castanha  e ingredientes ricos em ômega 3, como sardinha e salmão, ajudam a melhorar a circulação sanguínea.

Daniella Chein é nutricionista, formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro. CRN-RJ: 2003100646

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Que cuidados com a alimentação ajudam a prevenir a hipertensão?"

Marlene Simões foltran

Tomo valsartana160 mg atenolol 50 mg, a pressão nao baixa, está sempre alta, sinto que está prejudicando o figado .oque fazer?

Cuidados Pela Vida

Olá Marlene, além dos medicamentos, você tem cuidado da sua alimentação? Como anda a sua dieta? Abraços

Adriana

Eu cometeu a tomar anticoncepcional a um mês estão sentindo um forte dor nos panturrilha pode se um trombose ?

Cuidados Pela Vida

Olá Adriana, é complicado para responder ser analisar seu caso de perto. Aconselho que procure seu médico para que ele possa avaliar o seu caso, ok? Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.