O consumo excessivo de carne vermelha pode contribuir para hipertensão?


  • +A
  • -A

Muita gente é fã de carne vermelha, seja para consumir em churrascarias ou até mesmo em casa com aquele bifinho. Porém, quem sofre com hipertensão, como é chamada a pressão alta, deve evitar o seu consumo para não contribuir com o agravamento da doença. Toda atenção é pouca sobre o assunto, já que, segundo o Ministério da Saúde, 31,5% da mortes no Brasil são provocadas por doenças cardiovasculares.

Mas não se preocupe. Não será necessário eliminar de vez a carne vermelha do cardápio para ter a pressão alta sob controle. No entanto, o paciente precisará realizar uma substituição nas refeições e, neste caso, a opção por carnes menos gordurosas é uma solução saudável. “A carne vermelha contém mais gorduras saturadas que a carne branca. Seu consumo, por isso, não deve ser exagerado. Gorduras saturadas aumentam a liberação de substâncias vasoconstritoras no sangue, o que pode resultar em aumento da pressão arterial”, explica a nutricionista Suely Iglesias.

A profissional indica a escolha por carnes mais magras, como peixe e frango, para prevenção e controle da hipertensão. Até cortes mais magros de carne vermelha, como filé mignon e músculo, são recomendados para os pacientes. Vale lembrar ainda que a carne deve ser moderadamente salgada.

Outras estratégias para hipertensos


Caso você seja hipertenso, um plano alimentar elaborado por um nutricionista pode ajudar a melhorar o controle da hipertensão. Existem algumas estratégias individuais que podem ser moduladas de acordo com suas necessidades: “Há como reduzir a hipertensão com alimentos ricos potássio, cálcio e magnésio. Podemos citar os laticínios desnatados, legumes, verduras e frutas”, afirma Suely.

Dra. Suely Iglesias é nutricionista, formada pela UFRJ, pós-graduada em Fitoterapia Funcional pela Unifil e atende no Rio de Janeiro e Niterói. CRN 95100018-RJ – http://www.suelyiglesiasnutricionista.com/

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O consumo excessivo de carne vermelha pode contribuir para hipertensão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.