Bebidas estimulantes, como café e energéticos, podem aumentar pressão arterial?


  • +A
  • -A

O sono e o cansaço acumulados no dia a dia atrapalham o desempenho no trabalho, nos estudos e também no relacionamento com amigos e família. Algumas pessoas costumam fazer uso de bebidas estimulantes, como café e energéticos, para driblar esses problemas e ficar mais dispostas e animadas.

A hipertensão arterial

O que poucos sabem é que essas bebidas podem representar riscos à saúde, especialmente em hipertensos. “Uma pessoa que não está habituada pode tomar uma quantidade elevada dessas bebidas de uma vez e apresentar elevação da pressão arterial”, alerta a nutricionista Adriana Ávila. Quem está acostumado ao consumo controlado e não tem hipertensão, não deve se preocupar, já que o organismo tende a se adaptar aos efeitos.

Segundo Adriana, o café e os energéticos podem ser utilizados, desde que moderadamente e se não forem combinados com bebidas alcoólicas. No entanto, alguns grupos devem evitar o consumo: “Gestantes, mulheres amamentando e pessoas com arritmia, insônia, labirintite, gastrite e osteoporose não devem fazer uso de cafeína”, aponta a profissional.

Como as bebidas atuam no corpo

A cafeína é uma substância presente no café e nos energéticos. “Graças ao seu estímulo ao sistema nervoso central, a pessoa terá mais atenção e concentração, com menos fadiga mental, o que melhorará o rendimento das atividades físicas e a execução de tarefas”, explica a nutricionista. Seu consumo prolongado, no entanto, pode debilitar a saúde de um indivíduo que continua trabalhando ou estudando sem o descanso necessário.

Além do aumento da pressão arterial, o uso de bebidas estimulantes pode provocar outros problemas. Caso alguém se exceda no consumo de cafeína, ela poderá sofrer com ansiedade, agitação, irritabilidade, insônia e arritmia, além de dores no estômago e na cabeça.

Dra. Adriana Ávila é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

TAGS
cafe
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Bebidas estimulantes, como café e energéticos, podem aumentar pressão arterial?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.