Pequenas atividades físicas do dia a dia podem ajudar na prevenção da hipertensão?


  • +A
  • -A

Maus hábitos alimentares e um estilo de vida nada saudável podem provocar o aumento da pressão arterial do organismo, conhecido como hipertensão. A doença, que é capaz de desencadear problemas em outros órgãos do corpo, como o cérebro, os rins e os olhos, pode ser controlada por meio da prática de atividades físicas constantes.

“Qualquer grau de atividade física é melhor do que nenhuma. O beneficio dela é maior justamente naqueles que são sedentários e iniciam qualquer atividade, mesmo que pequena”, afirma a cardiologista Caroline Nagano.

As atividades devem ser regulares

No entanto, as atividades precisam ser regulares e devem durar mais que 30 minutos. “Se a caminhada de casa ao trabalho durar meia hora e você fizer todos os dias, ela se torna benéfica em prevenir hipertensão arterial”, explica Caroline. Não existem estudos que comprovem a eficácia de utilizar as escadas de um prédio em vez do elevador por duas ou três vezes durante a semana, por exemplo, para a prevenção da doença.

O que muita gente não sabe é que existem diferenças entre atividades e exercícios físicos. A cardiologista explica: “Atividade física é qualquer atividade que aumente seu gasto calórico. Já os exercícios são estruturados e tem o objetivo específico de melhorar a saúde e a aptidão física.” Os exercícios físicos, quanto praticados regularmente, podem reduzir o risco de hipertensão em até 30%.

Consulte um cardiologista antes de tudo

É importante destacar que, antes de praticar atividades de intensidade moderada ou intensa, é recomendado se consultar com um médico para uma avaliação e, assim, evitar riscos, especialmente em pacientes diabéticos ou que já tenham pressão alta. Nos hipertensos, os exercícios físicos fazem parte do tratamento para controlar a doença.

Dra. Caroline Nagano é cardiologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atua no Hospital do Coração em São Paulo. CRM-SP: 145246

TAGS
cardiovascular
pressao-alta

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Pequenas atividades físicas do dia a dia podem ajudar na prevenção da hipertensão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.