O herpes pode ser transmitido em uma piscina pública?


  • +A
  • -A

Herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples, que provoca coceira e formigamento na boca, nos lábios e até na gengiva nos primeiros estágios e, posteriormente, bolhas e feridas. O primeiro episódio de herpes costuma ser mais grave e duradouro e pode até deixar o paciente em estado febril.

A principal forma de contágio é o contato direto ou indireto com as feridas, ou seja, utensílios compartilhados são arriscados. Mas e lugares compartilhados, como uma piscina pública?

 

Herpes não é transmitido em piscinas

 


Pode enfrentar o calor com mais tranquilidade: o vírus não é transmitido em piscinas públicas. “O herpes não se transmite em piscina”, afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas. “O vírus é transmitido apenas por contato direto ou indireto com lesões ativas ou por via sexual mesmo com lesões não ativas, ou ainda de mãe para filho na gestação“, afirma a infectologista Keilla Mara de Freitas.

Apesar de a forma de transmissão mais importante ser o contato direto com as lesões causadas pelo herpes, as relações sexuais sem preservativo também podem provocar a infecção. De acordo com a especialista, o uso do preservativo evita a transmissão sexual quando não há lesões.

Até mesmo o beijo pode transmitir o vírus se houver lesões ativas, mas a saliva sozinha não é um material infectante. O contato indireto com por meio do compartilhamento de objetos de uso comum, como talheres, copos e outros utensílios de cozinha sem lavar, também é uma forma de contágio, desde que o objeto tenha encostado nas lesões.

 

Gestante pode transmitir vírus do herpes para o filho

 


Existe ainda o risco de transmissão de mãe para filho durante a gestação. “A transmissão vertical geralmente ocorre apenas quando a gestante tem a primeira infecção durante a gravidez e não é preciso ter lesões visíveis”, explica Keilla. Outra possibilidade é o contágio durante o parto normal, no momento em que o bebê passa pelo canal do parto e entra em contato com lesões ativas.

 

Dra. Keilla Mara de Freitas é formada pela Escola Latino-Americana de Medicina, com residência médica em Infectologia pela UFMG e atua em São Paulo. CRM-SP 161392 – Site oficial.

 

Foto: Shutterstock

TAGS
herpes
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O herpes pode ser transmitido em uma piscina pública?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.