O tratamento para esquizofrenia pode durar a vida inteira?


  • +A
  • -A

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica causada por alterações cerebrais que desencadeiam delírios e alucinações, desorganizam o pensamento e podem levar o indivíduo a se isolar. Para muitos pacientes, o tratamento da esquizofrenia deverá ser feito por toda a vida, já que apenas um pequeno número de pacientes apresentam uma recuperação completa.

A maior parte dos pacientes com esquizofrenia se trata por toda a vida


“A esquizofrenia é uma doença crônica. Mesmo que alguns sintomas melhorem ao longo do tempo, a maioria dos pacientes terá que lidar com a doença pelo resto da vida, tendo momentos de piora dos sintomas e momentos de remissão dos sintomas”, explica o psiquiatra Alexandre Proença.

O tratamento da esquizofrenia é baseado nas particularidades da cada paciente. Na maioria dos casos, o psiquiatra prescreve o uso de medicações, como as antipsicóticas, e a associação com terapias com diversos tipos de profissionais, como fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas, já que a doença atinge diversas esferas do corpo humano, como a capacidade de se expressar.

Tratamento da esquizofrenia pode mudar ao longo da vida


Isso não significa que o tratamento deverá ser o mesmo ao longo dos anos. “Muitos pacientes podem sofrer mudanças no seu tratamento durante o curso da doença. A troca de medicações pode ocorrer em situações de ausência de resposta, intolerância à medicação e efeitos colaterais”, conta o psiquiatra. Até mesmo a dificuldade de tomar a medicação ou de aderir ao tratamento pode provocar mudanças.

Além disso, a dose do medicamento pode ser diminuída ou aumentada ao longo do tratamento, como afirma Proença: “O objetivo é que o paciente fique com a menor dose eficaz para a remissão dos sintomas. Em situações de agravamento ou reagudização dos sintomas, o aumento da dose terapêutica, a associação de outras medicações e de outras medidas, como a internação psiquiátrica, podem ser úteis”.

Dr. Alexandre Proença é psiquiatra, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) atende em Niterói e São Gonçalo (RJ). CRM-RJ: 52905674 – www.alexandreproenca.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "O tratamento para esquizofrenia pode durar a vida inteira?"

Sueli da Conceição Diniz Cassiano

Como assim? Pode ter cura ou não? e como saber se o paciente esta ou não curado se não pode se quer parar o tratamento p saber ,pois de dá crises piora o quadro como explique por favor pois a cada vez fico mais apavorada, obrigada!!

Cuidados Pela Vida

Olá Sueli, infelizmente, na maioria dos casos, o tratamento para esquizofrenia é para a vida toda. Com o tratamento correto é possível interromper a evolução da doença e uma melhora significativa. Abraços

Maria Bernadete Quaresma Thielmann

Gostaria de saber o pique o paciente por um fato novo ( mudança de endereço) pode gerar um transtorno irreversível. Apresenta comportamentos que colocam em risco a sua vida é de terceiros? Por que o paciente agride a pessoa que mais gosta? ( no caso a mãe)

Renata

Meu enteado tem Esquizofrenia ebfrenica. .No momento ele faz tratamento há um ano..porém agora ele piorou bastante. ..E o remédio que não tá mais fazendo efeito ou a doença que tá se agravando…agradeço desde já. ..

Marco Schinelli

É impressionante a pouca evolução da medicina na prevenção e principalmente cura das doenças mentais. Sei que o caminho da lobotomia aos remédios com menores efeitos colateriais é defendido por muitos como uma evolução. Mas pouco se sabe sobre as razões para alteração da dinâmica cerebral, como fazer um diagnóstico precose e principalmente como evita-las. O Genoma não trouxe benefícios para as doenças mentais como trouxe para outras áreas.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

x

Parabéns

Em breve sua revista chegará em sua casa

Percebemos que você gostou do nosso conteúdo. Quer receber nossa revista em casa?

Preencha o formulário com seus dados que enviaremos para você!

* IMPORTANTE: Isso não é uma assinatura. Você receberá apenas esta edição da Revista CUIDADOS PELA VIDA.