Esquizofrenia tem cura? É possível se recuperar totalmente da doença?


  • +A
  • -A

O tratamento da esquizofrenia deve ser levado à risca pelo paciente. A família tem papel importante por incentivar a adoção das medidas e na vigilância do uso de medicamentos indicados. A doença pode provocar alterações profundas no dia a dia da família e impedir que o paciente mantenha relações com amigos e com colegas de trabalho.

Como aliviar os sintomas da esquizofrenia?

 

A esquizofrenia não tem cura, mas segundo o psiquiatra Jorge Henna, é possível minimizar os sintomas. “Se diagnosticados em tempo hábil, há muito o que fazer para preservar o afeto, o humor, a cognição e impedir os sintomas mais graves, como alucinações e delírios”, explica o especialista. A doença também costuma deixar o pensamento desorganizado e os pacientes podem ter dificuldade de se comunicar.

Tanto do ponto de vista pessoal, quanto do social e profissional, são muitos os desafios que uma pessoa com esquizofrenia terá que enfrentar ao longo da vida. No entanto, o tratamento disponível atualmente tem sido capaz de devolver a qualidade de vida. “O paciente não deixará de ter resíduos da doença nem os sintomas, mas a interferência no dia a dia pode ser reduzida bastante”, ressalta o médico.

Relação entre médico e paciente ajuda no tratamento da esquizofrenia

 

O tratamento deve ser realizado pelo resto da vida do paciente, sem interrupções. De acordo com o Dr. Henna Neto, haverá momentos de maior ou menor uso de medicamentos. Essa variação dependerá do bom relacionamento entre o médico e o paciente e da sensibilidade do profissional quanto às necessidades particulares do esquizofrênico.

O paciente deverá utilizar medicamentos antipsicóticos para controlar as alucinações e delírios, além de ser auxiliado por terapeutas ocupacionais e psicoterapeutas, para que seja capaz de retomar sua rotina. Quem não segue as medidas recomendadas para o tratamento podem sofrer recaídas e ter os sintomas exacerbados.

Dr. Jorge Henna Neto é psiquiatra, graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e professor de Psiquiatria da PUC-SP. CRM-SP: 67335

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Esquizofrenia tem cura? É possível se recuperar totalmente da doença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.