A esquizofrenia pode causar outras doenças psicológicas?


  • +A
  • -A

A esquizofrenia, uma doença com diferentes manifestações, é um problema psiquiátrico caracterizado por alucinações e delírios, desorganização do comportamento e, em alguns casos, agitação psicomotora que pode ser acompanhada de agressividade física. De acordo com a psiquiatra Cristiane Lopes, a esquizofrenia só pode ser diagnosticada por exclusão, ou seja, só é possível identificar a doença depois de descartar outros transtornos psiquiátricos.

 

Esquizofrenia pode gerar sintomas do transtorno de ansiedade


No entanto, o agravamento da condição do paciente pode propiciar o desenvolvimento de outros problemas. Um paciente com esquizofrenia pode apresentar deterioração da função psicossocial, assim como o comprometimento da função cognitiva. Na ausência de tratamento, a piora e a dificuldade de estabilização do quadro podem ser cada vez maiores.

“A vulnerabilidade psíquica de um paciente esquizofrênico e a cronicidade da doença, ou seja, o longo tempo de doença, são alguns dos fatores que propiciam o aparecimento de sintomas de outros transtornos psiquiátricos”, alerta a especialista. Entre eles estão o humor deprimido, o aumento da ansiedade e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas.

O caráter degenerativo e o comprometimento da função cognitiva levam à falta de cuidados com a higiene e com a saúde de uma forma geral. O uso de diferentes tipos de medicamentos, comum em pacientes diagnosticados com esquizofrenia, além de hábitos prejudiciais à saúde, como o tabagismo, também são fatores de risco para o desenvolvimento de outras doenças.

 

Como funciona o tratamento de duas doenças psiquiátricas?

 


Quando um paciente é portador de mais de uma doença, o tratamento é feito de acordo com os sinais e sintomas de cada uma, segundo Cristiane. É preciso tratar todos os problemas por meio de diferentes abordagens, como medicação e terapia, sempre respeitando as interações medicamentosas para proporcionar a melhor resposta com o menor número de efeitos colaterais possível.

 

Dra. Cristiane Lopes é psiquiatra pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52775070 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
esquizofrenia
psicologico

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A esquizofrenia pode causar outras doenças psicológicas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.