Quais são os primeiros passos do tratamento de endometriose?


  • +A
  • -A

Assim que você tiver o diagnóstico de endometriose, deve iniciar o acompanhamento ginecológico para que possa ser introduzido o melhor tratamento possível. O estabelecimento do tratamento depende de alguns fatores, como a evolução da doença, desejo ou não de engravidar e alterações na qualidade de vida pessoal, profissional e sexual.

Detalhes do tratamento da endometriose


“Como tratamento, podemos instituir métodos contraceptivos hormonais, medicamentos orais ou injetáveis, além de atividade física regular. Apesar de muitas pacientes reclamarem de dor pélvica durante os exercícios, é sabido que a intensidade da dor diminui ao praticá-los com regularidade”, afirma a ginecologista Elisabete Pinheiro.

Além disso, a médica cita o acompanhamento psicoterápico como parte do tratamento em alguns casos, já que há mulheres que apresentam grau de ansiedade em função da doença. “A própria dor e a possibilidade de dificuldade em engravidar também podem exigir que você busque o acompanhamento psicoterápico durante o tratamento da endometriose”.

Cirurgia como opção e sintomas da endometriose


Os tipos de tratamento da endometriose
podem ser medicamentosos semestrais, contínuos e até mesmo cirúrgicos. “Em alguns casos específicos podemos indicar o tratamento com cirurgia. Todavia, atualmente a maioria dos casos é conduzida de forma expectante (medicamentosa), por se tratar de uma doença de curso crônico”.

Fique atenta. Dentre os sintomas da endometriose que mais podem aparecer destacam-se: sangramento transvaginal excessivo; dor pélvica severa; cólicas menstruais com piora progressiva e incapacitantes; dor durante a relação sexual; alterações intestinais ou miccionais, principalmente durante o período menstrual; e infertilidade. “Vale lembrar que esses sinais podem estar associados a outros diagnósticos diferentes da endometriose”.

Dra. Elisabete de Souza Pinheiro é ginecologista e obstetra e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52730599 – Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
endometriose
gravidez

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os primeiros passos do tratamento de endometriose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.