Endometriose: Quais são os principais sintomas da doença?


  • +A
  • -A

A endometriose se caracteriza pela implantação do endométrio, mucosa que reveste o interior do útero, fora da cavidade endometrial. Há vários sintomas relacionados à doença crônica e os mais comuns são: sangramento transvaginal excessivo, dor pélvica severa, cólicas menstruais com piora progressiva e incapacitantes, dor durante a relação sexual, alterações intestinais ou miccionais, principalmente durante o período menstrual, e infertilidade.

Diagnóstico e relação da endometriose com infertilidade


“Esses sinais comuns nas mulheres com endometriose podem muitas vezes estar presentes, mas sem necessariamente estarem associados à doença. Para que possamos confirmar o diagnóstico, devemos associar exame físico, queixa clínica da paciente, anamnese detalhada e exames complementares”, afirma a ginecologista Elisabete Pinheiro.

A endometriose pode causar infertilidade pela influência hormonal no processo de ovulação e na implantação do embrião. “Pode prejudicar a liberação do óvulo dos ovários em direção às trompas; interferir no transporte do óvulo pela trompa e no desenvolvimento embrionário; provocar alterações no desenvolvimento da gestação; e aumentar a taxa de abortamento”.

Causas e tratamentos da endometriose


As causas da endometriose ainda não são muito claras. O que existe hoje são teorias a respeito de sua origem. Uma das mais aceitas é a da menstruação retrógrada, que acontece quando o sangue menstrual, ao invés de sair do útero pela vagina, segue em direção às trompas de Falópio e cavidade pélvica, espalhando-se na pelve. Com isso, as células do endométrio se implantam nas estruturas locais, como trompas, ovários, ligamentos uterinos, intestino e bexiga.

O tratamento da endometriose vai de acordo com fatores como estadiamento da doença, idade, infertilidade e desejo de engravidar. O tratamento medicamentoso, semestral e contínuo, é adotado muitas vezes, com boas chances de eliminar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Em casos específicos, quando o estágio é considerado avançado, indica-se o tratamento cirúrgico. “Mesmo quando se opta por videolaparoscopia cirúrgica, a paciente deve manter seguimento médico, já que as lesões e queixas podem retornar, tendo em vista que se trata de uma doença crônica”.

Dra. Elisabete de Souza Pinheiro é ginecologista e obstetra e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52730599 – www.facebook.com/draelisabetepinheiro

Foto: Shutterstock

TAGS
endometriose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Endometriose: Quais são os principais sintomas da doença?"

Márcia Aurora

Gostaria de saber os sinais

Maria Rosaria dos santos

Fiquei 8meses sem menstruar,depois ficou um mês direto sangrando muito como hemorragia.Parou um mês e voltou este mês já estou a quinze dias como se fosse sangue pisado e com cólicas e muita dor

Cuidados Pela Vida

Olá Márcia,
Há vários sintomas relacionados à doença crônica e os mais comuns são: sangramento transvaginal excessivo, dor pélvica severa, cólicas menstruais com piora progressiva e incapacitantes, dor durante a relação sexual, alterações intestinais ou miccionais, principalmente durante o período menstrual, e infertilidade.
Abraços

Cuidados Pela Vida

Olá Maria, esse longo período de menstruação não é comum. Recomendo que você procure um médico ginecologista para avaliar o seu caso. Abraços

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.