O tratamento para osteoartrite pode adiar a indicação de uma artroplastia. Saiba como funciona!


  • +A
  • -A

A palavra parece complicada, mas osteoartrite nada mais é do que o nome moderno da artrose, doença que é caracterizada pelo desgaste da cartilagem que reveste as nossas articulações. O ortopedista Mateus Saito conta quais são as opções de tratamento mais utilizadas para o problema explica como elas podem reduzir a necessidade de uma futura cirurgia.

Confira as opções de tratamento para osteoartrite feitas com medicamentos

Além dos analgésicos e anti-inflamatórios que costumam ser muito receitados para os pacientes com osteoartrite, também existem outros medicamentos mais potentes que podem fazer parte do tratamento: “Costumamos indicar os condroprotetores, que ajudam a multiplicar a cartilagem e, nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de corticoides ou infiltrações com ácido hialurônico”, diz.

Tratamento físico também é eficaz contra a osteoartrite

Como existem articulações espalhadas por todo o corpo, a osteoartrite pode aparecer em vários lugares e é exatamente disso que depende como vai ser a reabilitação física. Se for no joelho ou quadril, duas áreas amplas e bem recorrentes, o tratamento costuma ser feito com um fisioterapeuta. Já quando o problema é localizado em uma área menor, como os dedos das mãos, o trabalho costuma ser feito por um terapeuta ocupacional. “Às vezes é necessário fazer os exercícios com esses dois tipos de profissionais”, conta Saito.

Segundo o ortopedista, os exercícios aeróbicos como a caminhada são bons para o corpo como um todo, mas não ajudam muito no tratamento da osteoartrite. As atividades que Saito mais indica são as que envolvam força muscular. “Isso vai fortalecer o músculo para proteger a articulação”, explica. Como parte do tratamento também pode ser necessário envolver o lugar afetado com uma órtese, aparelho usado para conter e corrigir”, conta o profissional.

Cirurgia só é indicada em último caso: entenda cada tipo

Com tantos tratamentos disponíveis para a osteoartrite, Saito diz que o certo é focar nos exercícios e medicamentos para evitar a necessidade de uma cirurgia: “Insistimos muito nessas opções primárias. Às vezes podemos esperar anos para indicar uma cirurgia se o paciente está respondendo e tolerando conviver com a doença”, explica.

Nos casos em que o paciente não responde a nenhum dos tratamentos por um longo período de tempo, chega a indicação para uma cirurgia e ela pode ser de quatro tipos diferentes: artroplastia, sinovectomia, fusões de articulações e osteotomia – cada uma indicada para um tipo diferente de osteoartrite.

Apesar de não ter uma cura completa, Saito diz que a osteoartrite pode ser bem controlada quando a pessoa encontra o tratamento adequado, seja ele com exercícios, remédios ou uma cirurgia. “Dá para controlar a osteoartrite e conviver bem com ela”, afirma.

Dr. Mateus Saito é membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, além de médico do Hospital das Clínicas, do Instituto Vita e da Confederação Brasileira de Judô – CRM 97445

TAGS
ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O tratamento para osteoartrite pode adiar a indicação de uma artroplastia. Saiba como funciona!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.