Saúde da mulher: é possível desenvolver osteoporose antes da menopausa?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença óssea caracterizada pelo enfraquecimento do esqueleto que, com o tempo, passa a absorver menos minerais, como o cálcio, e se torna cada vez mais suscetíveis a fraturas. O problema é mais comum nas mulheres que já passaram pelo período da menopausa.  

Sedentarismo acelera a osteoporose

 

Entretanto, as mulheres podem desenvolver osteoporose antes da menopausa e isso ocorre com uma frequência maior do que se imagina. “Mulheres que não tomam sol para a metabolização da vitamina D e mulheres que não realizam atividades físicas têm maior predisposição a desenvolver osteoporose”, conta o ortopedista Mauricio Raffaelli. Doenças crônicas que necessitam uso de medicamentos corticoides por períodos longos e a desnutrição também aceleram o processo.  

A osteoporose está fortemente ligada aos hormônios. Nas mulheres, a queda de estrogênio na menopausa resulta na queda de massa óssea, mas variações hormonais ao longo de toda a vida e a presença de ovários policísticos também aumentam as chances das jovens de desenvolver a doença, especialmente as que apresentam outro fator de risco.

Cálcio e vitamina D previnem contra a osteoporose

 

Quanto menos fatores de risco, menores as chances de desenvolver a osteoporose, que é uma doença multifatorial. Quem deseja se proteger contra o problema também precisa abandonar as bebidas alcoólicas e o cigarro, além de evitar o contato com a fumaça. Mulheres com histórico familiar da doença também devem ficar atentas.

É importante adotar medidas de prevenção desde a infância. São hábitos muito simples, mas que podem evitar o surgimento da doença no futuro. “Além de tomar banho de sol e fazer atividades físicas, medicações para melhorar a absorção de cálcio também devem ser usadas”, afirma o especialista. Estimular o consumo de alimentos com cálcio e vitamina D em crianças e adolescentes é fundamental.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo. CRM-SP: 101523

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Saúde da mulher: é possível desenvolver osteoporose antes da menopausa?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.